Sucesso nos Jogos de Inverno, curling ganha série de TV


Na cidade de Sterling, no país da Escócia, um homem pegou um bloco de granito, cortou-o, arredondou-o e nele gravou uma data: 1511. A primeira pedra de curling que se conhece.

Desde aquele dia, curling tem sido um esporte das pessoas. Ele renunciou a prisão do comércio, abraçou todos os que chegavam, prezou a verdade de que todos os que o jogam, em qualquer pista, em qualquer dia, podem ser vitoriosos. (“Homens com Vassouras”, 2002)

O elenco do filme Homens com Vassouras, de 2002

O curling é um esporte no qual dois times com quatro jogadores lançam pedras circulares em uma pista feita de gelo. O objetivo é, ao final de todos os lançamentos, ser o dono da pedra mais próxima ao botão (o centro do alvo). São dez rodadas, cada uma com oito pedras para cada lado. Precisa de mais explicações? Tenta aqui. Ou aqui.

Pode parecer estranho, mas o esporte até fez um pouco de sucesso no Brasil com a transmissão dos Jogos de Inverno deste ano, virou piada na Espanha e conquistou os Simpsons.

Homer e Marge: Bowling for me, sweeping for you

E, a partir de outubro, o curling também terá uma série de TV. A sitcom, inspirada no filme “Homens com Vassouras”, foi incluída na nova programação do canal canadense CBC, que foi anunciada nesta última semana (pois é, isso não acontece apenas com a televisão norte-americana) e deve estrear por volta de outubro.

Leslie Nielsen jogando curling

O filme “Homens com Vassouras” é uma comédia romântica canadense envolvendo uma equipe de curling que se reúne para um torneio depois de dez anos sem jogar. Tem mocinhos, adversários (que não chegam a ser vilões), castores, orgulho nacional, Leslie Nielsen e curling. Sabe “Wimbledon”? É por aí – só que, em vez de Paul Bettany, o herói é o canadense Paul Gross (que é também diretor e roteirista do filme – ah, sim, e ele canta uma das músicas da trilha sonora).

O elenco principal da nova série: Friends com vassouras?

A série se passa na mesma cidade do filme (Long Bay, Ontario), mas com elenco novo. Os protagonistas são sete jovens que acabam se aproximando por causa do esporte. A ideia é que seja uma espécie de “Friends”, mas com curling. Fica difícil saber se a série sobrevive longe dos Jogos de Inverno (o filme original aproveitou os Jogos de Salt Lake City, em 2002), mas o Canadá é o país com maior quantidade de clubes de curling do mundo.

Gross está envolvido na nova série de TV como produtor e narrador, e ainda fará algumas participações especiais como Chris Cutter, seu personagem no filme.



This entry was posted in TV and tagged , , . Bookmark the permalink.



Goma de Mascar no Facebook