DESOLAÇÃO NO BRAZIL’S NEXT TOP MODEL, marmelada na versão americana


começa dia 4 de Setembro a segunda temporada do programa BRAZIL’S NEXT TOP MODELno canal Sony, reality show que escolhe uma nova Top Model brasileira. e por onde anda a santista Mariana Velho – ganhadora da primeira edição? vendendo roupas em loja e indo cursar Direito. por quê?

Mariana diz que o programa não abriu portas nem garantiu trabalhos e que o contrato com a Ford Models quase ferrou com ela:

Eu fiz testes em lugares horríveis em São Paulo, superperigosos. Cheguei a fazer dois desfiles com a Ford. Me pagaram direitinho, mas só. O que mais pegou foram as multas absurdas que a Ford queria. Se eu quebrasse o contrato, tinha que pagar uma multa. Se eu recusasse cinco castings, quebravam o contrato. Uma cláusula do contrato era que se eu engordasse, se saísse das minhas medidas, tinha que pagar 200 mil reais. Um contrato em que só eu pagava multa. Fiquei muito chateada com isso. Não foi nada fácil eu virar e dizer: não dá mais.

enquanto isso no AMERICA’S NEXT TOP MODEL, a versão original gringa, teve marmelada feia no resultado da nona temporada, exibida no fim de 2007 nos EUA [onde rolam duas por ano; aqui está sendo exibida a 8ª]. eu acabei de ver graças à internet.

se você ainda não viu a 9ª temporada, não leia o resto do post na continuação.

a vencedora foi Saleisha Stowers, que cativou os jurados ao longo da temporada com seu jeito meigo e rosto que lembra o de uma jovem Tyra Banks, modelo aposentada e apresentadora do programa. Saleisha logo no primeiro episódio diz que participou do T-Zone, um acampamento da Tyra que ajuda a melhorar a auto-estima de meninas.

o problema: assim que se anunciou o resultado, começaram a pipocar na net as denúncias de favoritismo por Saleisha ser mais próxima de Tyra do que se pensava. os termos de inscrição do concurso [arquivo em PDF] indicam que as meninas não podem ter experiência prévia como modelo em campanhas de âmbito nacional nos 5 anos anteriores, seja em que mídia for.

mas os vídeos abaixo mostram que Saleisha já havia aparecido:

- como figurante em uma propaganda de TV da rede de fast food Wendy’s;
- na passarela em um desfile usado como exemplo para as concorrentes da 6ª temporada;
- como representante nacional das perucas Especially Yours;
- como figurante em um episódio de UGLY BETTY;
- em um desfile no programa de THE TYRA BANKS SHOW, veja você;

sabendo disso, a agência Elite encurtou o contrato de Saleisha de 3 para 1 ano e a impediu de participar do Fashion Show de NY. a modelo afirmou em entrevista que o contato anterior com Tyra não a favoreceu e que seu trabalho anterior só deu experiência. a emissora CW, que exibe o ANTM nos EUA, disse que sabia da experiência de Saleisha e não considerou suficiente pra desclassificá-la no começo.

nenhuma das participantes dessa temporada comentou a respeito da marmelada que envolveu a poderosa madrinha Tyra, quem sabe com medo de queimar o filme no meio escrotinho da Moda. a única que comentou foi Adrianne Curry, vencedora da primeira temporada, em seu blog no Myspace. no mais, tudo ficou por isso mesmo.

a menina que deveria ter ganhado no lugar de Saleisha, Chantal Jones [acima], a ‘garota comum’, está na agência Nous e ficou na sua, dizendo no máximo que nunca mais gostaria de aparecer num reality show.

Heather Kuzmich [acima], a ‘nerd’ que sofre de Asperger [uma versão leve de autismo] estuda design de video-games, tem trabalhado bastante como modelo, apareceu no MTV Made dando dicas a um garoto com a mesma síndrome, e achou que sua deficiência não fez dela uma protegida.

todo mundo sabe que reality shows mostram só uma aparente ‘realidade’, que muitas vezes é manipulada pro espectador, e algumas meninas reclamaram disso. Janet Mills [acima], a ‘gostosa’ que assinou com as agências Level e Talent, falou que se tivesse feito mais drama na casa das modelos, como a ‘bitch’ Bianca, teria sido mantida mais tempo.

Jenah Doucette [acima], a ‘arrogante’, disse que a edição também reforçou demais esse seu lado que era trazido à tona nos julgamentos a toda hora, por mais que ela tirasse ótimas fotos. ela reclamou de ter perdido o “concurso de personalidade” apesar de ser um concurso de modelo.

e a outra ‘nerdinha’, Victoria Marshman [acima], reforçou a opinião de Janet ao fazer várias críticas à edição do programa depois de ser eliminada, por enfatizarem justamente esses personagens [a bitch, as nerds, a gorda, a meiga] e por fazer parecer que ela foi grossa com Twiggy, modelo dazantigas e uma das juradas do programa.

a crítica da mina foi bem certeira sobre o aspecto falso de “realidade” criado por programas do tipo, que também usam roteiristas pra forçar certas situações e carregar no drama. pior anda, Victoria diz que o programa de TV não é visto com muita seriedade no meio de Moda, que seria um fim em si mesmo.

parabéns, Victoria, você ainda está na competição pra se tornar a Next. Top. Human.

[colaborou Guilherme]



This entry was posted in Moda, TV. Bookmark the permalink.



Goma de Mascar no Facebook

  • Guilherme

    Uma pena que tenha rolado isso com a Mariana. A Sony tinha que participar mais ativamente disso tudo, uma vez que o fracasso da ganhadora é também o fracasso do programa.

    A versão gringa é bem mais legal, por conta do carisma e o poder da Tyra, mas essa marmelada passou um pouco do limite. As reclamações das minas tão dentro do contexto de reality show…. ex-bbbs, ex-idolos, devem (ou deveriam) reclamar das mesmas coisas.

  • http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=13801300376841709339 Rogério Brandão

    altos bafos em um só post!!! achei demais! hahahahah

  • Mari Nóbrega

    o brazil’s next top model é avacalhado. desde os comentários que a erika palomino fazia até as supostas “melhores fotos” escolhidas. por favor, se aquelas eram as melhores fotos, então eles deviam chamar fotografos PROFISSIONAIS ou pelo menos um bom tratador de imagens. não gostei da primeira edição do programa e não pretendo assistir a segunda. mesmo sabendo que muitos reality shows são armados, pelo menos a maioria é bem produzida.

  • Pingback: H E C T O R L I M A . C O M

  • http://www.twitter.com/ibelli Julio

    babado…

  • Elise

    minino to beige!
    eu nao assisti a versao brasileira…acho meio porre as versoes…mas agora me deu até vontade de baixar. vc sabe em qual shopping essa menina ta trabalhando? a gente podia ir até la conversar com ela, postar por aqui…

  • http://bit-hunter.net/cafedamanhadoscampeoes/ Pablo

    Putz, má que podre.

    Ei, devíamos cobrir a nova temporada do Project Runaway aqui no Brasil, que estréia agora em agosto.

    Ou, pelo menos, fazer um review do primeiro episódio, hahaha.

  • http://flaviadurante.blogspot.com Flávia D.

    nossa, meu namorado é gay!

  • http://GOMADEMASCAR.net Ilana Karine

    véioo o que é isso? eu odiei a Saleisha ter ganhado meu ela é ridículaaa!!

    tudo bem que ser modelo num é só ser bonita, mas olhem essas bolsas embaixo dos olhos dela, nariz feio, testa grande, ossos dos ombros pontudos…meu sou 10 vezes mais a Chantal…ela sim tem cara de modelo, é gatíssimaaa…e tira fotos lindas tbm