Chave de venda sônica do Doctor Who construída em casa por leitor da Goma


Quando eu digo que nós temos alguns dos leitores mais inteligentes não estou brincando, como prova Paulo Gallian, escritor, designer de som e compositor. Ele nos cedeu texto, fotos e vídeo explicando como construiu sozinho essa versão personalizada e vintage da chave de fenda sônica do nosso atual herói televisivo favorito. Ela ainda tem controles de variação de som e luz não muito diferentes de uma pistola laser que eu tinha quando moleque:



É seguro dizer que todo fã da série de TV Doctor Who já desejou algum dia ter uma chave de fenda sônica. É uma ferramenta essencial que todo Time Lord deve carregar em suas viagens, seja pra destravar mecanismos, acessar computadores ou abrir portas (tirando as que têm trava de madeira, é claro).

Certo dia estava procurando réplicas da chave de fenda sônica pra comprar, quando tive uma ideia: “E se eu fizesse a minha própria ‘sonic’?”. Pouco depois, eu já estava reunindo algumas peças de metal e montando um protótipo com o que eu tinha em casa. Acabei usando uma lanterninha como iluminação interna, e consegui encaixar todas as peças. Ficou bom, mas ainda não tinha o som. Então parti pra um desafio maior: Construir uma chave de fenda sônica criando do zero um circuito pra ligar a luz e o som.

Utilizando meu conhecimento limitadíssimo em Eletrônica e a nossa querida internet, consegui montar um esquema pra fazer o que eu pretendia. Uma decisão que tomei desde o início foi a de deixar os potenciômetros controlarem as frequências dos circuitos. Fazendo isso, eu poderia alterar o pulso do som e da luz, deixando a brincadeira mais interessante.

Com o coração da chave de fenda sônica terminado, eu fui em busca de peças pra compor o resto de seu corpo. A base dele foi um tubo de plástico de tempero vazio, que eu já tinha em casa. Levei o tubo a uma loja de construção e comecei a procurar conexões de metais que poderiam se encaixar nas pontas, pra chegar ao desenho que queria. Por fim, achei duas peças de cobre que serviram muito bem, e acabaram me dando uma ideia de deixar minha sonic com um visual inspirado no estilo steampunk.

Pintei o tubo de plástico com tinta acrílica de cor “ouro velho”, e fui encaixando as partes, pouco a pouco, tomando cuidado pra não apertar demais os fios do circuito interno.

Depois de um mês repleto de aprendizados, terminei minha chave de fenda sônica, e estou muito contente com o resultado. Agora tenho minha própria ferramenta pra destravar qualquer mecanismo feito neste Universo. Ok, ela ainda não funciona em travas de madeira, mas eu posso sonhar.



This entry was posted in Tecnologia, Toys, TV and tagged , , , . Bookmark the permalink.



Goma de Mascar no Facebook

  • guspiin

    po cara maió manero esse vt mano,curto de montaun o dtr who!
    abçs te´mais galera

  • Batkevin9

    o que vc usou para fasr o som?

  • Batkevin9

    por favor responda

  • Samuel carcanha (dalek sec)

    eu conheço esta chave kkk

  • thiago

    iso e uma ferameta fausa