moot, o mestre dos memes


Christopher Poole é um norte-americano de 20 anos que em 2003 abriu um fórum pra trocar com os amigos imagens relacionadas a Anime. baseado no site japonês 2channel, ele abriu, sob o pseudônimo “moot” o 4chan.org, onde qualquer pessoa pode postar qualquer coisa anonimamente.

em geral o que se mais acha lá são imagens, mas há links para baixar todo tipo de arquivo. a única regra é que pornografia infantil é proibida. fora isso vale tudo. de racismo a receitas de bomba, como a que um moleque postou horas após o 11 de Setembro [e foi preso depois de ameaçar explodir a escola]

a natureza “anônima” [entre aspas porque quase ninguém é completamente anônimo na net, vide o moleque da bomba ter sido pego] e cômica do fórum fez ele crescer desordenadamente e virar uma gigantesca memepool, um[a] ________ de idéias [insira palavra chavão de Jornalismo ali] que afetam sua vida na internet, mesmo que você não saiba: memes e ações como os lolcats, os protestos contra a Cientologia, Google Trends hackeado com suástica, Chocolate Rain, Rickrolling, falsas ameaças terroristas etc etc etc.

essas idéias surgem no fórum de maneira espontânea por sua natureza criativa [de troca de imagens - manipuladas, na maioria dos casos], anárquica e fanfarrona; um dos poucos lemas do site, espalhado informalmente, claro, é que tudo ali é feito “for the lulz” [pra dar risada, pra tirar onda]. o inconsciente coletivo do site, representado pela figura do Anônimo – usado como se fosse um nome próprio – é a “personificação” do arquétipo do Bobo da Côrte, o Bufão, o Jóker, o Curinga, o Palhaço. enfim, um agente do Caos, implicante e vilanesco pra muitos, mas ao mesmo tempo transformador.

números: o 4chan é o 4º fórum online mais visitado hoje, com 3.3 milhões de visitas únicas por mês, 8.5 milhões de page views, 43 subfóruns temáticos, sendo que o ‘random’ é o mais visitado. até hoje acumula 145 milhões de posts. apesar de outras pessoas terem registrado e capitalizado em cima do lolcats.com, o tal Poole só consegue pagar as despesas de hospedagem e banda do fórum com muito custo. e pela natureza do fórum, é muito difícil arrumar novos anunciantes.

mas quem sabe o moleque consegue vender o site; ele quer muito que o Rupert Murdock faça uma oferta parecida com a do Myspace e dá seu email ao fim da matéria matéria da Time que mastiguei aqui, mas tem um problema: o jornalista deve ter sido enganado pelo moot: Chris Poole não parece existir. e o Wall Street Journal teria caído nessa também.

dica do Thiago. leia mais sobre o assunto na Wikipedia



This entry was posted in Internet and tagged , , , . Bookmark the permalink.



Goma de Mascar no Facebook