Sebastião Estiva retorna em novo disco conceitual – A Era da Escrotidão


Eu havia feito uma auto-promessa de nunca mais colar aqui releases completos pra realmente fazer um comentário sobre o assunto do post, mas o release do novo disco da misteriosa banda Sebastião Estiva é tão incrível e engraçado que não tem como resumir, pegar um trecho ou cozinhar outro texto em cima. Leia tudo, por favor, e ouça o disco. Se mais bandas brasileiras escrevem releases tão sensacionais assim eu me interessaria mais pelo trabalho delas. Links para stream e download no final do post. E é mister uma campanha Sebastião Estiva e seus primos no palco indie do Planeta Terra 2011.

Sebastião Estiva, o músico recluso que ficou famoso ao criar discos temáticos sobre os estados brasileiros, retorna aos holofotes da grande mídia com seu novo disco, “A Era da Escrotidão”, lançado hoje, dia 04.

Em seu quinto álbum – além dos EPs “Sete Galinhas” e “Fidel Castro 1926-2010 RIP CTZ” – Sebastião Estiva alerta para o apocalipse iminente: a Era da Escrotidão é o período que precede o fim do mundo. Com as atuais catástrofes globais (ameaça radioativa no Japão, crise no Oriente Médio, novo programa da Hebe), o disco não poderia soar mais urgente.

Usando como enredo o fim de um relacionamento amoroso em um mundo abalado por uma catástrofe nuclear, Estiva critica com sua ótica peculiar os anseios e temores da sociedade contemporânea. O cenário proposto de “A Era da Escrotidão” é destrinchado por faixas como “Hecatombe Emocional”, “O Agente da Escrotidão”, e “Ano Novo em Chernobyl”, dissertando sobre epidemias radioativas que transformam seres humanos em zumbis deformados, celebrações desesperadoras às vésperas do juízo final e reflexões sobre a mitologia ucraniana que circunda o misterioso número PI e seu deus simbólico, Thobiazz.

Sonoridade

Além de sua fiel banda de músicos itinerantes, os Anões da Resistência, para este lançamento Sebastião Estiva contou com a colaboração de Löis Lancaster (vocalista da lendária banda underground Zumbi Do Mato), Cat Estiva (primo do músico, aluno do violeiro Almir Sater), Marsha Mellow (cantora influente na cena punk underground jazzista da bossa-nova russa de São José dos Pinhais) e o coral das Inriettes (as fiéis seguidoras de INRI Cristo).

Estiva também fez uso de novas tecnologias para seu novo registro: grande parte das músicas foi composta em um iPad utilizando softwares gratuitos para edição de sons e timbres. Mas o artista decidiu não abrir mão de suas conhecidas técnicas de gravação lo-fi espontâneas, registrando algumas faixas ao vivo, alcançando o equilíbrio perfeito entre humanidade e tecnologia.

Conceito da obra

A Era da Escrotidão é o sétimo disco de Sebastião Estiva, e narra o fim de um relacionamento amoroso num mundo abalado por uma catástrofe nuclear. Jarbas vem ao mundo enviado por Thobiazz, deus do número Pi na mitologia Ucraniana, e tem a missão de passar os ensinamentos matemáticos que trarão prosperidade ao mundo.

Jarbas conta com seu melhor amigo, Forastieri, um cão da raça Terrier, que está sempre por perto, tornando o fardo de nosso herói menos pesado.No entanto, uma catástrofe nuclear desencadeia uma série de mutações genéticas, transformando o mundo em um verdadeiro caos.

A noiva de Jarbas se torna um zumbi, fazendo com que ele perca o foco em sua missão original e tornando-se um exterminador de criaturas horrendas. Em dado momento, Forastieri também é contaminado e vira um hellhound, golpe duro demais para Jarbas aceitar.

É quando Jarbas descobre uma aldeia de índios guaranis que por algum motivo não foi infectada pelo vírus zumbi mutante, onde ele decide passar o resto de seus dias. Porém, ao receber uma visita de Thobiazz em um sonho, Jarbas percebe que sua missão está apenas começando: nosso herói deve assegurar o progresso da aldeia indígena, fazendo de seus novos amigos fiéis escudeiros para a construção de um novo Estado, seguindo a Nova Religião da Igreja Maçônica do Pi.

Links para download

http://soundcloud.com/sebastiao_estiva/sets/a-era-da-escrotid-o/
http://sebastiaoestiva.bandcamp.com/
http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/sebastiao_estiva
http://www.myspace.com/sebastiaoestiva
http://www.mediafire.com/?9yfq3ra22nfqni9

Tracklist

1- Intro: A Gênese Segundo Thobiazz
2- A Era da Escrotidão
3- Hecatombe Emocional
4- Ano Novo em Chernobyl ou Traumatismo Ucraniano
5- Jean Jacques Rousseau
6- O Mistério Mais Bonito
7- Terrier Terror
8- O Agente da Escrotidão
9- Thobiazz, Deus do Pi
10- Salvo pelos Guaranis
11- Eu Não Consigo
12- 100 Anos de Trânsito em SP
13- Mais Uma/Seriado Japonês no Japão é só Seriado

Produzido por Estiva Albino.

Contato para entrevistas, agenciamento e fotos autografadas: nenealtor.pme@gmail.com
Tietagem: sebastiao_estiva@yahoo.com.br



This entry was posted in Mp3, Música and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.



Goma de Mascar no Facebook

  • Tca

    Hahaha! Disco do ano!

  • Hakaima Sadamitsu

    MUITO BOM! Evite o erro!

  • http://twitter.com/leciorabello Leco

    Lulínico, não?

  • Anonymous

    lulínico, lírico, lúdico, telúrico… enfim, sebastião estiva