Patrick Wolf adota modelo de negócios alternativo para lançar álbum novo


patrick

O queridinho da indie folktronica Patrick Wolf anunciou recentemente uma estratégia de mercado alternativa para lançar de forma independente em 2009 seu quarto álbum intitulado “Battle”. Em entrevista ao NME, o inglês de 25 anos disse que firmou parceria com o site Bandstocks com o objetivo de arrecadar fundos para o lançamento do álbum por meio da doação dos fãs. Para isso, os internautas devem se registrar no endereço, escolher o artista desejado e pagar a quantia única de 10 libras.

São três as etapas por onde o projeto passa até ser devidamente lançado: o primeiro passo é o artista se cadastrar e esperar ser aprovado pela equipe do site. Caso seja, será colocado em votação. Após a escolha dos fãs, é hora de arrecadar grana para a produção do álbum colocando-o na segunda etapa. Sessenta dias depois, o projeto segue para a fase final, onde o usuário contribui para que o álbum ganhe mais apoio comercial.

E ainda tem mais: quem investiu terá o privilégio de receber por cinco anos 30% da receita gerada por meio da venda do álbum na web ou por acordos de licenciamento na rede. Além disso, os fãs terão os respectivos nomes grafados nos créditos no álbum e no site oficial, acesso ao download gratuito em alta qualidade da obra, descontos em edições limitadas do álbum e, dependendo do artista, prioridade na compra de ingressos para shows.

Após os cinco anos, os artistas passam a deter todo o copyright. Mais detalhes sobre o site e a análise do Bandstocks você encontra no Remixtures. Resumindo tudo isso em uma única palavra: Crowdfunding.

De acordo Patrick Wolf, esse é o início do futuro para artistas e músicos na indústria musical. Sobre o álbum, ele afirma que o sucessor do irrepreensível “The Magic Position” será duplo e tem previsão para ser lançado no nosso outono pelo próprio selo do músico, o Bloody Chamber Music. Espere uma montanha russa de sentimentos, pois Wolf começou a compor quando estava deprimido e, durante o percurso, ele se apaixonou por uma pessoa, refletindo-se em novas músicas. Escute um megamix de sete minutos com as canções de “Battle” aqui.

Enquanto o álbum não sai fique com os vídeos da apresentação de Patrick Wolf no Reading Festival de 2007:

Parte 1: “Overture” e “Bluebells”

Parte 2: “Get Lost” e “A Boy Like Me”

Parte 3: “The Libertine” e “Accident and Emergency”

Parte 4: “Bloodbeat” e “The Magic Position”



This entry was posted in Internet, Música. Bookmark the permalink.



Goma de Mascar no Facebook

  • http://hectorlima.com HectorLima

    bem interessante esse esquema dele! o que será q acontece se ele licenciar as músicas pra comerciais, por exemplo? a galere ganha junto?

  • http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=13801300376841709339 Rogério Brandão

    pelo q eu li no site, os direitos sobre a música só são referentes a acordos que envolvam a internet. caso o comercial seja destinado à web, então os 30% são rateados entre os fãs que pagaram.