Os curtas animados concorrendo ao Oscar 2010, e um extra!


Para comemorar a 82ª edição do Oscar – que acontece hoje à noite – juntamos os indicados a Melhor Curta Animado em um lugar só. Aqui você poderá conferir os cinco indicados em ordem com algumas informações adicionais, e mais um extra: uma mensagem especial de um dos concorrentes para o evento.

French Roast, de Fabrice O. Joubert, fala sobre aparências. Em um café parisience, um freguês burguês vai pagar a conta quando descobre que esqueceu a carteira. Sem saber o que fazer, vai pedindo outros cafés, enquanto seguem acontecimentos que só tornam a situação mais difícil. Veja um pouco do processo de criação nesta entrevista com o diretor.

Granny O’Grimm’s Sleeping Beauty, curta irlandês de Nicky Phelan and Darragh O’Connell, foi inspirado na personagem da comediante stand-up irlandesa Kathleen O’Rourke (que faz a dublagem no curta). A vovó perde as estribeiras e conta sua própria versão de Bela Adormecida a sua pobre neta. A amargura de quem não tem recebido atenção devida ultimamente talvez seja um pouco amansada se a seguirmos no twitter: @grannyogrimm. =D E no site oficial é possível ler suas versões de outras estórias.

La Dama y la Muerte, curta espanhol de Javier Recio Gracia e produção de Antonio Banderas. Uma velha senhora recebe a Morte com esperanças de encontrar seu finado marido novamente, mas o trabalho da Morte se complica quando a velha acaba sendo salva por um médico pomposo. A música é do compositor Sergio De La Puente, e é possível ver esboços e vídeos de produção no blog do filme. Admito que fiquei emocionada com o começo do curta, porém é assustador o que a velha é obrigada a passar até o fim! =D

Logorama, do coletivo de design francês H5 e dirigido por François Alaux, é o mais violento e infame dos indicados. Numa Los Angeles formada por diversos logos e símbolos, uma perseguição policial ocorre devido a um certo palhaço de rede de fast-food, seguido pelo caos. É impressionante a quantidade de logotipos que somos capazes de reconhecer neste curta – assustador. Além do enredo irônico e profano, foi um trabalho de 6 anos de pesquisa e desenvolvimento, com mais de 2500 logos a serem encaixados cuidadosamente. Veja um pouco dos bastidores aqui (em francês, mas vale a visita).

A Matter of Loaf and Death, de Nick Park e estúdios Aardman, faz parte da famosa série inglesa em stop-motion Wallace & Gromit. Aqui, Wallace e Gromit abriram um novo negócio: fazer pães, com toda a parafernália e braços robóticos que sempre têm direito. No entanto, padeiros locais começam a aparecer mortos. Com o aumento da fama de Wallace e seus pães, cabe ao preocupado Gromit tentar resolver mais um mistério o mais rápido possível.

E aqui está, uma mensagem de Granny O’Grimm especialmente para o Oscar (e, ahem, um tal de “Brad Clooney”):

Aproveitando que hoje é noite de Oscar, vejam a visão da Goma sobre os 10 indicados a melhor filme antes do espetáculo começar. À noite abriremos o nosso tradicionalíssimo chat e contamos com a sua presença!

Achei uma pena os curtas Logorama e do Wallace & Gromit serem os únicos que não disponibilizaram uma versão decente dos filmes na internet. Logorama removeu seu vídeo do site vimeo. W&G, por ser uma série conhecida e rentável, já anunciou a pré-venda do curta – imagino que H5 deva fazer o mesmo com Logorama em breve.



This entry was posted in Animação, Artes, Cinema, Eventos, Música and tagged , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.



Goma de Mascar no Facebook

  • http://rgsgordo@yahoo.com.br renata gordo

    adorei….muito bom!