Novo Raconteurs e a tendência da vez


Raconteurs

Sem muitos floreios: novo álbum do Raconteurs disponível a partir de terça da semana que vem, dia 25, em vinil, cd e formato digital ao mesmo tempo. Chama-se “Consolers of the Lonely” e terá 14 canções. Epa, epa, epa… mas quando foi o anúncio do lançamento mesmo? Pois é. Foi neste último Dia de São Patrício. Cuma? Ontem?

A tendência do momento é anunciar álbuns repentinamente. Vamos recapitular casos semelhantes que ocorreram recentemente? Vem comigo!

Em outubro de 2007, o Radiohead pegou o mundo de surpresa com o anúncio de In Rainbows dez dias antes do lançamento digital. O restante você sabe, né? Esquema “it´s up to you”, pesquisas sobre quanto dindin Thom Yorke e cia. faturaram sem o intermédio de gravadora alguma e lançamento físico pelo selo XL alcançando o topo dos charts britânico e americano.

No início deste mês, quem aprontou foi Trent Reznor lançando digitalmente com seu Nine Inch Nails o Halo 26, batizado de Ghosts I-IV. A bíblia indie online Pitchfork tem mais detalhes sobre as enésimas formas de se escutar o novo NIN. O resultado de tudo isso rendeu “somente” US$ 1,6 milhões para o músico, conforme o blogueiro antenado Miguel Caetano analisa no cabuloso Remixtures.

Mesmo que você não ache o Raconteurs uma Brastemp (assim como eu), o anúncio-relâmpago é de deixar qualquer um perplexo em relação aos rumos que o modelo de negócio musical está tomando. “Surprise, sometimes, will come around…”.



This entry was posted in Música. Bookmark the permalink.



Goma de Mascar no Facebook