Kylie, Janelle Monáe, Kelis e M.I.A invocam deusas de mundos distantes


Vindas de planetas longínqüos, tribos bizarras, metrópoles avançadas ou civilizações arcaicas, elas são mulheres poderosas – andróides, rainhas, amazonas, sílfides – que lutam pra te seduzir com suas afirmações de amor, independência e redenção pelo ritmo na pista de dança. São as cantoras do pop, levando a vida a cantar, defendendo o seu mas sempre lindas. Sejam elas heroínas de quadrinhos, filmes B, contos fantásticos ou modelos de anúncios.

Kelis foi transformada em uma espécie de Estátua da Liberdade alienígena na capa de FLESH TONE, fotografada por Rankin. o álbum sai dia 17 de Maio no Reino Unido e 6 de Julho nos EUA; mais detalhes aqui.

Janelle Monáe tem todo um conceito ligado à coroa Archandroid que mistura um pouco de steampunk com tecnologia antiga de outras civilizações. Segundo o release foi criada por Zoman Ignatius, inventor meio humano, meio elfo, que deu propriedades mágicas ao artefato. Sai dia 18 de Maio.

Kylie Minogue incorporou uma versão clean e meio aquática, quase de comercial de perfume, de Afrodite – a deusa grega da Beleza e do Amor – na capa com design de seu diretor criativo William Baker. O álbum sai dia 5 de Julho.

Já M.I.A virou uma versão mais urbana, graciosa e – por que não – Bollywood de Afrodite mandando amor pra todo mundo que olhar suas imagens etéreas em movimento estático, que lembram muito gifs esterográficos. O design é de Jaime Martinez e o novo álbum sai em 19 de Junho.

Mas antes que você possa gritar COPIARAM A LADY GAGA vamos tentar ver de onde saiu boa parte disso homenageando rapidamente a deusa-mãe de todas elas – inclusive do estilo surreal-sexy de Gaga – a única Grace Jones:



This entry was posted in Artes, Design, Música and tagged , , . Bookmark the permalink.



Goma de Mascar no Facebook

  • http://www.myspace.com/leciorabello lecopop

    No clipe de Acapella, seu mais recente single, há momentos em que a caracterização de Kelis remete ao mito de Logun Edé, orixá do panteão yorubá. Segundo o mito, Logun Edé (a grosso modo) possui características e virtudes de seus pais, Oxóssi (deus da caça, das matas) e Oxum (deusa da beleza, do amor e do rio).

  • http://hectorlima.com Hector Lima

    ótimo, Lécio, valeu!

  • rogério

    que post lyndo! é dose ter que ouvir que Kelis tá dando uma de Gaga…¬¬ e tô passado que o Rankin é o responsável pela foto!

    achei no ONTD uma provável referência da capa da Janelle: http://boxoffice.com/blogs/steve/metropolis%20poster.jpg

    http://en.wikipedia.org/wiki/Metropolis_(film)

    http://www.youtube.com/watch?v=osH8I6jgG4A

    lembrando que o nome do 1º EP dela ééé…. Metropolis.