daft punk no grammy: tocaram ou trucaram?


essa foi a dúvida de quem assistiu à aparição-meio-urpresa deles no Grammy ontem com o Kanye West. houve um close em que eles apareceram tocando 4 telas com imagens verdes e fui fuçar.

segundo este blog, os franceses tavam tocando ao vivo sim com Ableton Live controlado por quatro Jazzmutant Lemur Pads – que nada mais são que telas sensíveis ao toque, o “controlador midi definitivo” segundo o site do fabricante.

sinceramente não sei se enxergam alguma coisa com aqueles capacetes, e de qualquer forma podia ser playback mesmo. a dupla pode ter pedido pra produção dar aquele close neles tocando dentro da pirâmide da Xuxa justamente pra garantir o truque. quando estiveram com essa estrutura no Brasil eu perdi, nhé, e uma amiga disse que podiam ser 2 atores e um CDj – tão perfeitinho estava.

só que como a gente não tá falando de rock, dá sim pro som sair perfeito com um set-up desses – note como já havia pelo menos uma Lemur ali no meio da parafernália:

eu acho que isso responde à nossas dúvidas. sim, os caras tocaram ou pelo menos manipularam alguns sons ao vivo na TV; ou enganaram muito bem. no fim não importa muito, antes do Kanye – que eu acredito ter sido chamado de “gênio” prematuramente, por mais que suas músicas e roupas sejam legais -, os robotos da França já mereciam a classificação há tempos.

são sim truqueiros pacas na hora de compôr seu material, mas este é o Showbizz, galere. e no fim das contas o que importa é o resultado, né.

/rant off



This entry was posted in Música, Tecnologia. Bookmark the permalink.



Goma de Mascar no Facebook