Temeraire


Capa do livro 1 do Temeraire

Pra quem gosta de juntar ficção e história, a dica é a série de livros Temeraire, da Naomi Novik.

Descreveram a idéia desses livros, pra mim, como um relato das guerras napoleônicas, se dragões existissem. Logo imaginei descrições de batalhas, dos generais, o próprio Napoleão aqui e ali…

Mas não é nada isso. OK, as histórias se passam nessa época. Mas a guerra é mais um pano de fundo; a narração se desenvolve em torno dos personagens principais: o ex-capitão da marinha inglesa William Laurence e o dragão Temeraire. Napoleão, mesmo, só foi mencionado (ainda estou na esperança de que ele faça uma apariçãozinha, até o fim da série).

Uma leitura da contra-capa já diz tudo: a Naomi adora fantasia e também gosta de Jane Austen, o que fica explícito, na atenção aos detalhes da vida em sociedade na Inglaterra do século 18. Mas os machos de plantão não precisam se assustar: essas passagens são relativamente breves e focam na visão do Laurence, que não é nenhum frufru.

Um dos pontos interessantes é que os dragões não só falam como também são inteligentes (com algumas exceções cômicas) e a maioria é um tanto ingênua, o que resulta em umas cenas divertidíssimas. Uma delas está no site oficial e você pode ler de grátis.

Além das reações da sociedade ao novo status do ex-capitão (os aviadores não são bem vistos porque nunca formam família e estão sempre se deslocando em função de seus dragões), os livros também descrevem os combates em muitos detalhes, desde a formação aérea até o equipamento e as diferentes funções da tripulação.

Quem quiser ler, por enquanto, só em inglês ou em português luso. O inglês tem algumas palavrinhas mais complexas, mas nada absurdo. O problema são os termos náuticos, que já complicaria a vida, até se fosse no português brazuca. Vale à pena ter um dicionário do lado.


About Ann Wright

Designer frustrada, ilustradora incipiente que sonha em ser concept artist pra jogos, cinema ou qualquer outra coisa nerd.

This entry was posted in Livros. Bookmark the permalink.



Goma de Mascar no Facebook