Conheça Katniss Everdeen, a heroína de Jogos Vorazes


Sabe aquela sensação que todos nós sentimos sobre sermos diferentes das outras pessoas? Aquela ideia misturada com esperança de que um dia nos descobriremos especiais já de berço, predestinados a realizar grandes feitos, dirigidos por circunstâncias fantásticas, muitas vezes proféticas, capazes de nos alçar aos mais altos vôos, vôos que nos destacariam em definitivo na multidão…

Por mais ou menos uma década, nossos heróis da literatura juvenil se sentiram exatamente da mesma forma. Sejam eles bruxos, filhos dos deuses ou criaturas da noite carregadas de culpa, os personagens principais que dominaram as listas de best sellers e as bilheterias dos cinemas foram abençoados por uma condição quase que de nascença a serem quem são. Especiais pelas circunstâncias únicas e fantásticas que cercam sua existência, Artemis, Harry, Percy, Eragon e os muitos vampiros que abocanharam o público jovem foram capazes de alimentar o sonho de nos descobrirmos mais do que pessoas comuns.

Entretanto, encabeçando o que pode se tornar uma nova safra de personagens que não nasceram com nenhuma característica especial, mas não deixam de trilhar um caminho extraordinário está Katniss Everdeen, a protagonista de Jogos Vorazes [Submarino - Livraria Cultura], parte de uma trilogia escrita por Suzanne Collins. A autora americana que lançou seu primeiro livro em 2003 (Gregor the Overlander) não é uma estranha aos domínios da fantasia. Seu primeiro protagonista era Gregor, um jovem guerreiro alvo de uma profecia que poderia mudar o destino de seu mundo. Ainda assim, a série que atingiu moderado sucesso entre o público leitor não foi consagrada com números altos o suficiente para emplacar no imaginário pop e chegar aos cinemas mundiais.

Fugindo do contexto já batido graças ao sucesso de Harry Potter e seus sucessores, Suzanne decidiu abordar outro gênero da ficção por completo, o da ficção científica. Com referências que vão de Gladiador, Battle Royale, 1984, Big Brother e Project Runway, surgiram os Jogos Vorazes, uma competição até a morte disputada entre jovens de diferentes distritos no país reconstruído de Panem, surgido após uma infinidade de guerras que devastaram as nações como as conhecemos hoje.

Filhote do Distrito 12, responsável pelo fornecimento de carvão para os demais distritos e, principalmente, para a toda-poderosa Capital, Katniss Everdeen é uma garota comum de 16 anos. Sem poderes especiais ou um vilão que a marcou como sua rival desde o nascimento, Katniss vai a escola como todos os outros adolescentes de seu distrito, aguenta aulas de história, manipuladas pela Capital, sobre como seu poder se estende por todos os condados e como a rebelião ocorrida 75 anos atrás provocou a existência dos malfadados Jogos.

Todos os anos, cada distrito é forçado a inscrever seus adolescentes e ceder um casal para uma competição filmada e transmitida diretamente da Capital. Numa arena que sempre apresenta diferentes armadilhas, os jovens lutam até a morte até que apenas um reste para receber as glórias da vitória. Glórias acompanhadas de transtornos pós-traumáticos, cicatrizes que continuam a marcar mesmo se apagadas cirurgicamente e uma sensação de impotência diante dos desígnios do domínio ditatorial da Capital.

Ciente de sua servidão diante dos abomináveis Jogos, Katniss desafia as regras de seu distrito, frequentemente assolado pela escassez de comida, caçando nos arredores da fronteira ao lado de seu melhor amigo e amor platônico, Gale. Alimentando sua mãe e sua irmã com o fruto da caça ilegal, Katniss cresceu sem um pai (morto num acidente nas minas), mas assumiu a postura de provedora quando a vida a forçou a isso.

É durante a cerimônia de Colheita da 74ª edição dos Jogos Vorazes, ponto de partida do primeiro livro da trilogia, que acontece o ponto de virada tanto da série quanto da onda de livros que focavam nos protagonistas escolhidos pelas circunstâncias. Quando o nome de sua irmã Prim, de apenas 12 anos, é retirado no sorteio dos participantes, Katniss se vê diante de uma escolha: tomar o lugar da irmã como voluntária, feito que jamais acontecia no Distrito 12, ou deixá-la ser conduzida para a morte certa. Fazendo a escolha mais ousada que poderia, Katniss Everdeen se junta a Peeta Mellark, o garoto sorteado, e ao único vencedor do Distrito 12, o beberrão deprimido Haymitch Abernathy.

Desprovidos da capacidade bélica ou mesmo estratégica de enfrentar a ditadura vigente, o casal do Distrito 12 segue rumo a Capital para enfrentar o que os Jogos reservam para eles, sem saber que estão para alterar grandiosamente o rumo da história de Panem e todos os seus distritos.

Numa trama cheia de pequenas reviravoltas e com personagens cada vez mais complexos navegando pelos perigos de se viver sob o jugo de um governo totálitário, o universo de Jogos Vorazes ainda consegue adicionar uma interessante história de amor entre Peeta, Katniss e Gale. Longe de ser baseada puramente no conceito de atração entre os elementos do trio, o romance nasce de forma inesperada e ganha contornos de martírio conforme o destino dos três é revelado.

Dotada de recursos enraizados na ficção científica, a Capital se utiliza de criaturas geneticamente alteradas e tecnologias capazes de alterar a geografia com o toque de um botão, sendo sua principal arma o reality-show criado ao redor dos Jogos. Manipulando a audiência sem reconhecer que jamais pode emular passividade nos espectadores, o governo que não possui os poderes fantásticos de uma profecia capaz de preconizar seu fim ou identificar seu maior adversário, joga com tudo o que tem ao tentar impedir o que poderia muito bem se tornar uma grande guerra.

Mal-nutrida, despreparada, mas com um desejo de viver e de proteger a família que a ama acima de quaisquer circunstâncias, Katniss Everdeen é a protagonista de uma nova Era de best-sellers juvenis que cruzam os limites da literatura e chegam ao reino dos blockbusters em 2012. Uma Era de personagens comuns, capazes de fazer escolhas complicadas diante de situações impossíveis, e que podem – dotados apenas de inteligência e força de vontade – liderar a mais ousada e esperançosa das Revoluções.

Compre os livros da série Jogos Vorazes:
SubmarinoLivraria Cultura



This entry was posted in Análise, Livros and tagged , , , . Bookmark the permalink.



Goma de Mascar no Facebook