Animador Ypê Nakashima ganha exposição e documentário


colado do release:

Documentário é lançado no 35º ano de morte do ilustrador japonês

A Fundação Japão em São Paulo ganha evento dedicado ao artista japonês Ypê Nakashima, com pré-estreia de documentário, exibição do filme clássico “Piconzé” e uma exposição, em junho de 2009.

A exibição do documentário “Ypê Nakashima” – dirigido por Helio Ishii da produtora Núcleo Virgulino, acontece gratuitamente no dia 05 de junho, a partir das 19h30 no Espaço Cultural Fundação Japão, seguida de um bate-papo com os realizadores, além dos convidados Marcos Magalhães (diretor do Anima Mundi) e Olga Futemma (diretora adjunta da Cinemateca Brasileira), com mediação de Jo Takahashi (diretor de arte e cultura da Fundação Japão) com o tema “Aventura na criação de Ypê Nakashima: produção e preservação”. O filme, de 52 minutos, será reprisado no dia 06 de junho, às 15 horas.

A obra, que tem roteiro de Nanna de Castro e Helio Ishii, foi um dos onze filmes contemplados com o programa Support Program for Film and TV Program Production on Japan, no mundo, no ano fiscal de 2008. O programa oferece apoio parcial à produção de filme sobre o Japão. Narrado pelo filho de Ypê, Itsuo Nakashima, o especial abre a oportunidade de conhecer a criação e o método de trabalho deste artista que dedicou sua vida a injetar energia, cor e dinamismo aos seus desenhos.

Animação
O filme de animação “Piconzé” ganha espaço nos dias 02 e 04 de junho, respectivamente, às 19h30 e 15 horas. Após uma longa pesquisa sobre as lendas e o folclore brasileiro, e 6 anos de dedicação, Nakashima apresentou a película ao público de São Paulo, em 1972. O filme conquistou 2 prêmios do Instituto Nacional do Cinema, em 1973, e o prêmio Governador do Estado, em 1975. No ano de 2002, ele foi exibido e homenageado no Festival Internacional de Animação de Hiroshima, no Japão e, recebeu o prêmio Grande Mestre do Troféu HQMIX, em São Paulo, em 2008.

Exposição
Começa no dia 02 e segue aberta ao público até o dia 10 de junho, exceto pelo dia 07, que estará fechada. Através de objetos de uso pessoal e pelas obras, a mostra pretende aproximar o público da provável visão de mundo de Ypê Nakashima, com cavaletes com telas de pintura e uma mesa de trabalho com os utensílios usados nas animações. Uma rara oportunidade também para conhecer peças de cenário de “Piconzé



This entry was posted in Animação, Artes, HQ-Mangá. Bookmark the permalink.



Goma de Mascar no Facebook