Vídeo: Mark Millar e Frank Quitely ensinam você a entrar no mercado de Quadrinhos


A dupla escocesa Frank Quitely e Mark Millar, ambos “crias” de Grant Morrison (via Flex Mentallo e Monstro do Pântano, respectivamente), deu um workshop durante o Glasgow Film Festival e gravou um rápido vídeo conversando sobre como começar uma carreira em Quadrinhos. Millar em especial está mais direto que de costume, sem usar seu tom marketeiro ou factóide algum.

Caso você tenha dificuldade pra entender o sotaque aí vai um resumo:

Ao invés de pensar em conseguir um contrato com a Marvel e DC logo de cara, o negócio é ralar fazendo primeiro suas próprias HQs e colocá-las na internet, onde leitores de todo o mundo podem ver. Daí fica mais fácil o acesso a editores e produtores de outras mídias. Não há hipocrisia aqui, ambos realmente começaram por baixo, independentes. Claro que o apadrinhamento de Morrison – e também de Warren Ellis ajudou, mas como diz minha mãe, “quem não tem padrinho morre pagão” (ótimo conselho se você for uma bruxa na época da Inquisição).

Robert Kirkman é usado como exemplo, por faturar mais com o trabalho autoral do que quando escrevia pra Marvel e ter conseguido com um gibi em preto e branco – Walking Dead – se tornar um milionário com licenciamento pra TV e aumento nas vendas de seus encadernados.

A dupla termina fazendo comparação de como se consome Quadrinhos e Música na internet e Millar não se contém – termina o vídeo falando que se pode ver pornografia na internet ao mesmo tempo em que se lê gibi e ouve música.

E o GFF rendeu: pelo visto Quitely vai mesmo retomar com Millar a parceria feita em Authority, que lançou ambos ao estrelato. Durante a Kapow, convenção de HQ que Millar está produzindo, sairá algo sobre o próximo projeto da dupla – “o maior da minha carreira”, segundo o roteirista, que terá uma protagonista feminina. Mulher-Maravilha, talvez? Não me surpreenderia, agora que a direção da DC Comics mudou toda.

via Bleeding Cool



This entry was posted in HQ-Comics and tagged , , , . Bookmark the permalink.



Goma de Mascar no Facebook