Top 10 piores presidentes da ficção


Animados com a eleição no próximo domingo? Eu sei, eu também não. No entanto, votar é preciso e escolher bem não é das decisões mais simples. Por isso, no melhor espírito “doutrina do choque”, segue uma lista rápida com dez dos piores candidatos eleitos que a ficção nos trouxe:

10) Presidente John W. Bricker
Presidente em: O HOMEM DO CASTELO ALTO, de Philip K. Dick
Onde ele errou: Com o bem sucedido assassinato do Presidente Roosevelt, a América no pós-crise de 29 acabou sendo entregue de bandeja nas mãos do Presidente Bricker, um republicano sem pulso [baseado no vice de Thomas Dewey, candidato que perdeu para Roosevelt em 1944] que tomou a pior decisão que poderia ter tomado em tempos de crise: não entrar na Segunda Guerra Mundial. Apesar do pacifismo ser louvável, a recuada de Bricker ricocheteou pelo mundo, aumentou o poder de influência da Alemanha nazista e consequentemente os levou à dominação mundial (ou o mais próximo possível disso). Quietos em seu canto, os políticos que seguiram a anti-doutrina Bricker assistiram seu país ser reestruturado, seus povos segregados e sua liberdade cerceada. Valeu, presidente!

9) Presidente Gary Callahan
Presidente em: TRANSMETROPOLITAN, de Warren Ellis e Darrick Robertson
Onde ele errou: No futuro cyberpunk criado por Warren Ellis, o presidente Gary Callahan é possivelmente um dos maiores inimigos do jornalista Spider Jerusalem. “O Sorridente”, como o careca o apelidou, não é apenas um psicótico sádico como também se tornou notório por ser o primeiro presidente a ser preso por assassinato durante seu mandato. Seu único plano de governo: controlar pessoas (que ele, por sinal, detestava).

8 ) Presidente James Dale
Presidente em: MARTE ATACA!
Onde ele errou: Ninguém imaginaria que um presidente interpretado por Jack Nicholson pudesse sair de cena tão cedo. No entanto, o erro do presidente James Dale foi justamente não prever essa possibilidade ao agraciar os mais novos visitantes alienígenas com uma salva de pombos brancos (ou apenas um pombo branco, arremessado por uma hippie na multidão de curiosos)! Pois a resposta veio acompanhada de um disparo laser pulverizador.

7) Presidente John Doe (Tempus)
Presidente em: LOIS & CLARK: AS NOVAS AVENTURAS DO SUPERMAN
Onde ele errou: Anterior a Smallville, “Lois & ClarK: ANAdS” não tinha os efeitos especiais em bullet-time que fazem das aventuras de Clark um espetáculo pros olhos, mas tinha com certeza vilões mais carismáticos, ainda que eles não pertencessem a continuidade dos quadrinhos do herói. John Doe (mais conhecido como Tempus) foi um desses. Ok, seus planos não eram dos mais inteligentes e voltar no tempo para matar o bebê Kal-El foi o mais inocente deles, ainda assim, graças ao conhecimento sobre a Utopia fundada pelo Superman séculos no futuro, Tempus foi capaz de retornar ao presente e mudar o destino do planeta tornando-se presidente dos Estados Unidos. Seu único erro? Ter como nome de campanha: John Doe. Lois e Clark são jornalistas, Tempus. Eles iriam investigar seu passado (ou no caso, futuro).

Menção Honrosa: Presidente Alexander Luthor no Universo DC. Ao utilizar o Venon (mesmo esteróide utilizado pelo vilão Bane), Luthor não conseguiu se segurar, expondo ao país a face de sua verdadeira loucura. Ou seja, nunca vá atrás do Superman, sr. presidente!

6) Presidente Victor von Doom
Presidente em: Universo Marvel 2099
Onde ele errou: Os tempos de ditador na Latveria ficaram pra trás quando Victor von Doom chegou ao ano 2099. Percebendo que organizações empresariais como a Alchemax e e a poderosa Pixel Corporation tinham o futuro sob seus dedos, o arquiinimigo de Reed Richards não deixou barato e assumiu a presidência do… mundo? Mesmo restaurando os X-men, recriando a SHIELD e lutando praticamente sozinho contra as forças da Falange, von Doom (que instaurou Anno Doom no calendário), não foi capaz de segurar a barra por muito tempo. Até claro, ser cancelado junto com todo o resto do Universo 2099.

5) Presidente Hathaway
Presidente em: MONSTROS VS. ALIENÍGENAS
Onde ele errou: A pergunta aqui é onde ele NÃO errou? A criação de um departamento que recrutaria monstros para a defesa da Terra não foi sua idéia. Quando o planeta foi de fato invadido, o plano para sua defesa também não partiu do caricato presidente. Com exceção de um show de sintetizador (que resultou em seu quase extermínio e do resto de seu exército), Hathaway foi esperto o suficiente para fugir, deixando a salvação do planeta nas enormes mãos de Ginórmica e sua equipe.

4) Presidente Kang
Presidente em: OS SIMPSONS – “Treehouse of Horror VII”
Onde ele errou: Podemos até dizer que Kang não errou. Apesar de sua estratégia política não ser lá das melhores, ele e seu irmão Kodos sabiam direitinho como proceder para conseguir a presidência dos Estados Unidos: seqüestrar os atuais candidatos, assumir suas identidades e concorrer dos lados republicano e democrata. Com exceção de Bart e Lisa Simpson, os oposicionistas que andavam de mãos dadas para manter sua identidade humana enganaram todo um país, mas não pensaram como seria quando apenas um deles vencesse a disputa eleitoral. E como disse o Homer, a culpa foi toda da Marge, ele votou no Kodos.

3) Presidente Master
Presidente em: DOCTOR WHO – “End of Time”
Onde ele errou: Pegar atalhos para a presidência nunca dará certo e o Master, grande rival do Doctor, aprendeu isso rapidamente. Após ter se tornado primeiro ministro depois de um elaborado plano que consumiu tempo e recursos, o Master se viu encurralado e derrotado pelo último Timelord. Sem opções e escolhendo não regenerar, ele pereceu. Obviamente, ressuscitado por seus insanos seguidores algum tempo depois, o Master não hesitou em colocar em plano sua dominação universal. Com a ajuda de uma máquina alienígena, implantou seu DNA sobre todos os homens da Terra e assumiu ao mesmo tempo todas as suas identidades, incluindo, a de Presidente. Seu maior erro foi convocar os velhos Timelords para se reunirem em comemoração. Com o mandato mais breve da ficção, o Master não teve tempo nem de se sentar na cadeira presidencial.

2) Presidente Greg Stillson
Presidente em: THE DEAD ZONE (A HORA DA ZONA MORTA), de Stephen King
Onde ele errou: Johnny Smith recebeu o dom de ver o futuro (ou o passado) ao tocar nas pessoas após anos em coma profundo. Entretanto, ao cumprimentar por acidente um candidato ao senado dos Estados Unidos, Johnny viu o fim do mundo com o apertar de um botão. O então candidato, Greg Stillson, chegaria não só ao senado como à Presidência e seria o responsável pela morte de milhões de pessoas ao iniciar uma campanha de guerras nucleares que não teria fim. Destinado a evitar o Armageddon, o ex-professor Johnny Smith percebe que teria que impedi-lo de ganhar as eleições de qualquer forma já que Stillson era por si só o maior erro que a democracia poderia cometer. Whoa! Se você leu o livro, viu o filme, ou assistiu a série sabe que o final dessa história não é para os fracos.

1) Presidente Charles Logan
Presidente em: 24 HORAS
Onde ele errou: Chega a ser difícil enumerar os principais erros de Charles Logan, o PIOR presidente dessa lista. Mesmo incluindo alienígenas escravagistas, viajantes do tempo com sede de poder e covardes que causaram a ruína mundial com uma única decisão, Charles Logan ainda sai ganhando na disputa desse primeiro lugar. Não apenas o mentor dos assassinatos de David Palmer (o primeiro da lista de MELHORES presidentes da ficção) e Michelle Dessler, Logan conspirou contra seu próprio país e governo para obter vantagens econômicas para corporações que patrocinavam seu golpe. Não apenas isso, Logan corrompeu outros ao seu redor e provocou a ira de ninguém menos do que Jack Bauer. Quer errar? Vote Charles Logan.



This entry was posted in Cinema, HQ-Comics, Listas, Livros, TV and tagged , , , . Bookmark the permalink.



Goma de Mascar no Facebook

  • Clavatown

    Faltou o presidente interpretado por John Hurt em V de Vingança. Aquele cara era detestável. Tbm daria menção honrosa pra Zaphod Beeblebrox, de O Guia do Mochileiro das Galáxias.

  • Anonymous

    estamos anotando sugestões para um segundo turno, hehe

  • Pingback: Top 10 piores presidentes da ficção « Topismos

  • Mr?????

    Faltou o Nixon de Watchmen,pois subestimou Ozzymandias e cia e como resultado milhões de vidas foram perdidas e o mundo ficou a merce dos poderes do Dr. Manhattan