Tara McPherson em exposição na Choque Cultural


é a segunda vez que a americana pintora, quadrinista – e musa – vem ao Brasil. na primeira foi em Janeiro deste ano para uma exposição coletiva com outros artistas americanos – algumas fotos de sua passagem pela América do sul estão em seu blog. agora é pra uma individual sua, com obras feitas com exclusividade pras galerias brasileiras.

A expo faz parte de uma mini-tour da artista pelo Brasil para divulgar seus livros publicados. Lonely Heart de 2006 e Lost Constelations de 2009, além de papéis de carta, canecas, toys e uma gravura em tiragem de 100 cópias. Ela passa por Curitiba (Kitinete, 10/08), Porto Alegre (Cabaret do Beco, 13/08), Belo Horizonte (Quina Galeria, 15/08) e Rio de Janeiro (La Cucaracha Bazar e Galeria, 21/08).

olha o release:

We Will Rock You apresenta um panorama sobre a poster art de Tara, pela primeira vez. Artista finaliza 50 gravuras a mão, com exclusividade, para os colecionadores brasileiros

São Paulo, julho de 2009 – De 8 a 29 de agosto, a Choque Cultural apresenta a exposição super solo da artista norte-americana, Tara McPherson, que faz uma retrospectiva de pôsteres de rock, com o título We Will Rock You. Ela já teve sua arte aplicada por bandas como The Melvins, Depeche Mode e Yeah Yeah Yeahs.

Pela primeira vez, Tara reúne sua produção ligada ao mundo do rock. Conhecidíssima pelos pôsteres de bandas, ela nunca apresentou uma exposição histórica desse nível – e o Brasil é quem vai receber esse debut, bem longe da terra-natal da artista. E, para prestigiar ainda mais o público brasileiro, Tara finalizará uma série de 50 gravuras exclusivas a mão, todas a venda na Choque Cultural.

Os pôsteres reúnem gravuras em silkscreen, de tiragem limitada, numeradas e assinadas pela artista. Muitas delas já foram vendidas em toda a sua tiragem e McPherson traz para o Brasil algumas peças raras de sua coleção pessoal, vindas diretamente de Nova York.

A caminho do Brasil, Tara pretende assinar seu novo livro “Lost Constellations: The Art of Tara McPherson”, publicado pela Dark Horse com trabalhos recentes da artista em lápis, escultura e pintura. Ela também vai pintar as paredes da Choque para uma instalação especial da sua exposição.

Mini bio:
Tara McPherson, nascida na Califórnia em 1976 e residente em Nova York, é conhecida internacionalmente pelo desenho preciso e sensual, pelas personagens pop surrealistas e pelas pinturas a óleo tecnicamente impecáveis. Essa fusão da tradição pictórica com o imaginário pop faz de Tara McPherson uma artista contemporânea muito popular, com fãs clubes por todo o mundo, tendo seu trabalho permeado pelo relacionamento entre as pessoas e suas estranhezas particulares.

Tara exibe suas pinturas e serigrafias em galerias de todo o mundo. Durante a faculdade, a artista trabalhou na produção de “Futurama”, de Matt Groening – o cartunista criador dos Simpsons.

Coroada pela Elle como a princesa da poster art, a artista criou numerosos pôsteres para gigs de bandas e músicos, como Beck e Modest Mouse. Além disso, desenvolveu produtos para marcas como Kidrobot, Dark Horse e Toy2R, criou para revistas em quadrinhos da DC Vertigo, anúncios e ilustrações editoriais para companhias como Wyden+Kennedy e Spin Magazine.

Coletiva

De 8 a 29 de agosto
Galeria Choque Cultural
Rua João Moura, 997, Pinheiros, São Paulo
Telefone: (11) 3061-4051
www.choquecultural.com.br
galeria@choquecultural.com.br
Terça-feira a sábado, das 12h às 19h
Grátis/ Livre




This entry was posted in Artes, HQ-Comics and tagged , . Bookmark the permalink.



Goma de Mascar no Facebook

  • rogério

    jimmy cliff do hq! kkkkkk