SP Noir


Remexa o baú do udigrudi paulistano dos anos 80 e você sempre vai encontrar pelo menos dois itens : algum caso absurdo acontecido no Satã e alguma referência ao que chamam de Vanguarda Paulista. Pra mim, poucas coisas são mais representativas dessa época que o filme “Cidade Oculta”, de 1986, do saudoso Chico Botelho. Uma São Paulo sombria, decadente, urbana e povoada de figuras excêntricas, com visual inspirado em quadrinhos noir e em “Blade Runner”, embalada a pós-punk e pop esquisito. Nunca foi lançado em DVD, e segundo Maria Ionescu, parceira e assistente do diretor, as duas cópias que ela possui se encontram em estado de deterioração, assim como o negativo. Uma pena imensa, porque é um dos meus filmes favoritos e um super documento de uma cidade que não existe mais (alô, alguém aí pode ajudar a recuperar esse material?) . E tudo que consegui achar no YouTube foi este trechinho, que se passa no bairro da Liberdade (e é antológico) :

Alguém fez um clipezinho com a capa do disco e alguns stills, mas mal dá pra se ter uma idéia :

A trilha é mais fácil de ser encontrada nos sebos da vida (em vinil), e traz coisas sensacionais como “Poema em Linha Reta” pela Patife Band, que vocês podem ver numa versão ao vivo de 2006 aqui :

E se o roteiro é inegavelmente “quadrinhístico” (submundo do crime, mulheres fatais, policiais corruptos), é porque tem o dedo do grande Luiz Gê, em parceria com o compositor/ator/maestro/papa do dodecafônico Arrigo Barnabé, que sempre teve uma relação assumida com o mundo das HQ. Quem tem mais de trinta anos de idade deve lembrar do incrível encarte do álbum “Tubarões Voadores”, todo ilustrado por Gê, e que pode ser visto neste clipe :

E lá vou eu, continuar a tirar as teias de aranha da memória. Saudosismos à parte, aquela década foi divertida demais.

——

compre: CDs de Arrigo Barnabé


About Annix Lim

Old and anti-social.

This entry was posted in Cinema, Clipes, HQ-Comics, Música. Bookmark the permalink.



Goma de Mascar no Facebook

  • http://www.opperaa.com Salomão Terra

    Na fila pela cópia do filme… caso ainda exista!

  • http://hectorlima.com HectorLima

    eu jurava que tinha visto esse filme no canal brasil… devo ter viajado. pô, tem que rolar restauração dele sim!

  • http://hectorlima.com HectorLima

    ah lá no clip do karaokê o selo do canal brasil. pelo menos essa cópia digital existe, e parece bem conservada. deve ter algum imbóglio de direitos – ou desinteresse mesmo – pra não lançarem isso.

    se eu vir torrent ou souber quando vai passar te aviso [dá pra ver pelo justin.tv haha]

  • http://annix.blogspot.com Annix Lim

    passa no canal brasil sim, eu é que não tenho aqui, hehe. valeu!