O Twitter chora: DC Entertainment fecha o site de webcomics Zuda (atualizado)


Eu estava desconfiando após tanto tempo sem notícias após o fim do modelo de competição para escolher novas séries regulares – um dia depois de eu mandar minha proposta [CRY]. Mas hoje o Twitter dos autores com obras publicadas na Zuda era só tristeza e “fuck”: os novos publishers da DC Entertainment mandaram fechar a Zuda.

Segundo o Editor-Chefe Ron Perazza não é um fim completo porque parte do conteúdo do site será incorporado a um projeto maior – provisoriamente chamado de Digital Publishing initiative – que começou a vender de títulos da DC para o Ipad, Iphone e PSP, e que vai incentivar a contratação de novos autores em todas as suas frentes.

Quais serão os títulos que chegarão no outro lado? A resposta óbvia inicial é: os que renderam mais hits ao site – alguns dos quais foram tão bem que tiveram edições impressas: BAYOU, HIGH MOON, SUPERTRON, MELODY, THE NIGHT OWLS, THE BLACK CHERRY BOMBSHELLS; essas HQs juntas totalizaram 7 indicações no Harvey Awards.

E os brasileiros? Há pelo menos três títulos com eles em seu time criativo: EARTHBUILDERS [pelo qual fizemos campanha aqui], ROCKSTAR [escrito e desenhado por Aluísio Cervelle Santos] e SIDEWISE [com desenhos de Igor Noronha]. Ainda estamos aguardando a resposta de Aluísio e Igor mas Felipe Sobreiro – colorista de EARTHBUILDERS – contou sua reação inicial à Goma: “Estou chocado ainda, não sabemos quais historias se ferram e quais vão seguir… espero que sobrevivamos…”. Nós também, Felipe.

No momento todos os links para leitura das HQs online estão apontando para o post de despedida do editor. Tomara que as HQs ressurjam logo em outro site porque tinha coisa muito boa ali no meio.

atualização 3.07.010: algumas HQs da Zuda foram transferidas pro aplicativo da DC na Comixology.



This entry was posted in HQ-Comics, internet and tagged , , , . Bookmark the permalink.



Goma de Mascar no Facebook

  • http://paulogallian.com Paulo

    Nossa, não creio! O formato era tão bom, feito exclusivamente pra web, e tinha muita coisa legal lá. Poxa, triste mesmo. =/