Jim Lee, Dan DiDio e Geoff Johns são os novos publishers da DC Comics


Quando Diane Nelson assumiu a presidência da DC Entertainment, companhia criada pela Warner Bros. em setembro de 2009 para promover os personagens da DC Comics em diversas mídias e plataformas, o veterano escritor e editor de quadrinhos Paul Levitz foi dispensado do cargo de Publisher da editora do Super-Homem e Batman. Depois de quase seis meses de espera e especulações, a DC finalmente se pronunciou: Levitz será substituído não por uma, mas por cinco pessoas.

Conforme anúncio no blog oficial da editora, Dan DiDio e Jim Lee dividirão a cadeira de Publisher, enquanto o prolífico escritor Geoff Johns acumulará a função de Chefe do Escritório de Criação. John Rood, amigo e colega de trabalho de Nelson na Warner, e Patrick Caldon, funcionário da própria DC, serão Parceiros Executivos.

O novo staff a chefiar uma das duas grandes editoras de quadrinhos de super-heróis norte-americanas deve gerar bastante comentários por parte da imprensa especializada. Quem acompanhou os boatos sobre quem assumiria a função de Publisher, sabe que Lee e DiDio, assim como Johns, foram nomes listados como potenciais escolhas da chefona da DC Entertainment. O que não se podia prever é que eles, juntamente a outros dois profissionais, fossem destacados como substitutos de Levitz.

Nelson não está para brincadeira, e a formação de uma equipe desse porte para comandar a DC Comics não deve ser tomada como uma medida desesperada para gerar receita.

Jim Lee não foi nomeado Co-Publisher à toa: esqueça o desenhista copiado por um sem número de wannabes e pense no criador do estúdio WildStorm, comprado pela DC nos anos 1990, responsável por dar liberdade criativa a autores e artistas como Warren Ellis, Mark Millar, Joe Casey, Ed Brubaker, Brian Hitch, Frank Quitely, entre outros.

DiDio é a mão-de-ferro que, como editor-chefe, tem se empenhado nos últimos anos para tornar as publicações de super-heróis mais atraentes ao público, gerando alguns sucessos comerciais. Apesar dos boatos espalhados em 2009 que ele seria demitido, sua promoção é a prova de que estamos falando aqui de um homem que tem a confiança do alto escalão.

E o que dizer de Geoff Johns? O Brian Bendis da DC, escrevendo todas as revistas possíveis, é o responsável por tornar novamente personagens como o Flash e, principalmente, o Lanterna Verde queridos do público; além de estar por trás de algumas das principais sagas da editora, como Crise Infinita e Blackest Night.

Não é mais uma promessa, e sim uma certeza: 2010 é o ano de mudanças para a DC Comics.

[compre: HQs da DC Comics]



This entry was posted in HQ-Comics and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.



Goma de Mascar no Facebook