E os indicados ao Eisner Awards 2009 são…


Considerado o Oscar das HQs, o Eisner Awards premia anualmente os melhores artistas e publicações lidas em solo norte-americano. Criada em 1988 para substituir o então descontinuado Kirby Awards, que referenciava-se ao rei dos quadrinhos de super-heróis Jack Kirby, a nova premiação surgia para homenagear o pai da graphic novel, o falecido Will Eisner.

Nos últimos anos, o Eisner Awards vem tentando se diversificar, seja nas novas modalidades de publicação de quadrinhos ou num aspecto globalizador da mídia em questão. São frutos dessa investida as categorias Best Digital Comic (Melhor Quadrinho Digital), criada em 2005, e Best U.S. Edition of International Material – Japan (Melhor Edição Norte-americana de Material Internacional – Japão), iniciada em 2007.

Ano passado, os leitores brasileiros festejaram pela premiação dos conterrâneos Gabriel Bá, Fábio Moon e Rafael Grampa, ao lado de Becky Cloonan e Vasilis Loslos, na categoria de Melhor Antologia, por 5. Este ano, Bá é novamente indicado: Melhor Artista/Arte-finalista e Melhor Capista.

Nas principais categorias, All Star Superman, já concluída, pode este ano levar mais uma vez o prêmio de Melhor Série. Mas a disputa será dura: além de Fables, outra série já vencedora na categoria, Monster, do fantástico Naoki Urusawa, também concorre.

Grant Morrison, no entanto, não foi indicado na de Melhor Escritor. Bill Willingham está lá, ao lado de J. Michael “Babylon 5″ Straczynski e Joe Hill, filho de Stephen King.

O já mencionado Bá concorre em Melhor Capista com, entre outros, o hours concurs James Jean, vencedor da categoria desde 2004.

Veja a seguir a lista completa.


Best Short Story
“Actual Size



This entry was posted in HQ-Comics, HQ-Mangá. Bookmark the permalink.



Goma de Mascar no Facebook

  • http://bernardomoraes.wordpress.com Bernardo

    Eu jánão leio tantos comics quanto antigamente, mas li o All-starSuperman e achei o Morrisson fantástico. E olha que eu nunca tinha lido um Superman antes.

  • http://entaotoverde.blogspot.com Então tô Verde!

    Não conhecia essa premiação, mais adorei a ideia de poder prestigiar todos os bons trabalhos dessa area!!