42hs de HQ na Maratona Devir


colado direto do release porque ele diz melhor do que eu faria:

No próximo dia 7/11, às 22h, começa a Maratona Devir, onde os fãs de HQ’s e insones de plantão tem 3 dias de atividades e descontos em vários títulos de histórias em quadrinhos. Serão 42 horas ininterruptas dedicadas aos quadrinhos… o evento termina às 16h do dia 9/11. Como não podia deixar de ser, o Quarto Mundo estará participando pela segunda vez do evento. Somos responsáveis por boa parte da programação. Alguns dos membros do coletivo estarão ministrando oficinas, proferindo palestras, autografando suas publicações além da tradicional banca de quadrinhos com os mais recentes lançamentos independentes.
Veja a seguir as atividades coordenadas e com a participação do Quarto Mundo:

7/11 – Sexta-feira
22h – Começa a Jam-Session de quadrinhos com a participação do público e profissionais!
Venha participar de uma história em quadrinhos coletiva, que se espalha pelas paredes do salão de eventos.

8/11 – Sábado
10h – Oficina de História em Quadrinhos – Os participantes irão criar uma história interagindo uns com os outros, aplicando à narrativa gráfica experiências surrealistas como o jogo do cadáver delicado e outras questões ligadas ao universo da criação. Com GIL TOKIO.

13h – Oficina de fanzine – Analisa, através da teoria e da prática, o processo de concepção das publicações de fãs, os chamados “fanzines”. Tomando como base algumas das atuais publicações e também aquelas que fizeram a história do gênero, procura entender os caminhos que levam a criação deste popular veículo de comunicação. A intenção é oferecer informações ao fanzineiro, futuro profissional dos quadrinhos ou da área editorial, para que ele possa criar e apresentar um material com conteúdo editorial e de informação coerentes aliado à qualidade gráfica de forma a atrair o seu público-alvo. Com WILL.

17h – Oficina “Como escrever histórias originais usando os clichês mais batidos possíveis” – A proposta é provar a teoria (que também não é original) de que não existe história original. Todas as histórias que podiam ser contadas, já foram contadas e que estamos apenas recontando as mesmas histórias. A oficina então vai mostrar que um bom escritor não é portanto aquele que conta uma história original (já que isso é impossível) mas sim aquele que faz a sua história parecer original apesar de não ser. Autores considerados gênios justamente por aplicarem essa tática do “fazer-parecer-original-apesar-de-não-ser”: Virgílio, Dante, Camões, Shakeaspeare, Dumas, Joyce, Neil Gaiman e Alan Moore. Com CADU SIMÕES.

19h – Palestra sobre Produção de HQ – Desenvolvimento de uma personagem de HQ em série, a proposta editorial e proposta autoral, a conciliação de ambas as propostas dentro de um trabalho de linha editorial tendo como base a personagem Tianinha, que tem sua série de HQs publicadas há oito anos na revista “Total”, da Editora Rickdan. O trabalho em cima da criação e transformação de uma HQ desde sua concepção até publicação, tendo como base a minissérie “Depois da Meia-Noite”, criada em 1996 e publicada pelo Quadro Imaginário em 2008, e a série “Histórias do Clube da Esquina”. Com LAUDO FERREIRA JÚNIOR.

21h – Debate sobre Roteiro de História em Quadrinhos – Propõe uma integração entre vários roteiristas de Quadrinhos, falando sobre a atividade do roteirista, sua importância dentro do processo criativo, sua posição no mercado nacional, entre outras temáticas. Com CADU SIMÕES, RODRIGO ALONSO, DANIEL ESTEVES E ALEX MIR.

23h – Duelo de Sketches
Com CAIO MAJADO; GIL TÓKIO; FELIPE CUNHA

Sessões de autógrafos: de hora em hora no estande Quarto Mundo:
Alex Mir – Tempestade Cerebral #3 – 8/11 às 11h
Edu Mendes – Garagem Hermética – 8/11 às 15h
Felipe Cunha e Rodrigo Alonso – Eterno #5 (lançamento) – 8/11 às 17h
Daniel Esteves – Nanquim Descartável #2 – 8/11 às 19h
Caio Majado – Conseqüências – 8/11 às 21h
Laudo Ferreira Jr. e Omar Viñole – Depois da Meia-noite #3 (lançamento) às 22h
Jozz – Zine Royale/Circo de Lucca – 8/11 às 24h
Gil Tokio – Na Bodega e Santo do Pau Oco – 9/11 às 1h
Marcos Venceslau – Subterrâneo Especial #4 – 9/11 às 3h

Brindes!
Quem comprar a partir de R$ 20,00 em títulos do Quarto Mundo ganha uma caricatura feita na hora.
Sorteio de pacotão de revistas do Quarto Mundo na madrugada, das 5 às 6h, quem comprar R$ 10,00 em revistas do QUARTO MUNDO concorre ao sorteio, o prêmio será entregue na hora para os presentes.
Está programado mais uma edição do Contos da Madrugada, onde os autores produzirão HQ’s durante as duas noites da Maratona, desta vez o tema será zumbis.
Nas duas noites, sempre à meia-noite começa o “café da manhã para insones famintos” que vai até às 6h da manhã.
Para mais informações e programação completa acesse: www.devir.com.br



This entry was posted in HQ-Comics. Bookmark the permalink.



Goma de Mascar no Facebook