Farmville e Mafia Wars podem sair do Facebook – você sairia junto?


Um boato cabeludo corre as internetes: diz que Nhô Mark Pincus anda brabo com Nhô Mark Zuckerberg – parece produtor brigando com dono de terras. O chefão da Zynga, produtora dos social games Farmville, Mafia Wars, Petville, Café World e tantos outros está considerando seriamente sair do Facebook e criar sua própria rede social, a Zynga Live.

O problema maior da Zynga é com o sistema de pagamento Facebook Credits, que garante gordos 30% em cima do que usuários gastam nos games ao Facebook, uma porcentagem parecida com a cobrada pela App Store dos desenvolvedores de aplicativos para iPhone e que a Zynga acha que poderia colocar no próprio bolso se tivesse sua própria rede que poderia interagir de forma parecida com a atual através do Facebook Connect.

Segundo o Techcrunch, que está noticiando a boataria toda, a relação entre as empresas não vinha bem desde quando o Facebook limitou o envio de mensagens instantâneas enviadas ingame. E agora só piorou com o Facebook querendo forçar a Zynga a assinar um contrato de exclusividade para seus games só rodarem dentro da plataforma da rede social.

Para piorar as negociações, o Facebook deixou a desenvolvedora irritada ao limitar a notificação por email dos games [acredita-se que isso fez o número de usuários dos games cair], que muitos usuários consideravam tão incômoda quanto spam, e ameaçou interromper alguns feeds ou mesmo tirar todos os jogos do seu sistema se não cedesse às exigêcias.

A Zynga, chegada em uma polêmica [que envolve acusações de plágio e aceitar anunciantes picaretas], contra-atacou relançando o Farmville em seu próprio servidor. O botão “Facebook Connect” está lá, mas eles querem de qualquer jeito o email dos usuários no cadastro.

A suposta saída de Farmville e Mafia Wars e outros do Facebook pode ou não acontecer. Em um relatório de dezembro de 2009 o chefe de Planejamento e Estratégia do Facebook, Trevor Johnson, disse que hoje em dia o Farmville para eles é mais importante que o Twitter. A negociação, ainda que azeda, continua. E se a saída da Zynga acontecer pode ser amanhã ou daqui a seis meses. Mas se realmente se tornar uma realidade, você que não consegue deixar de adubar sua fazendinha ou cumprir mais uma missão secreta vai fazer o que: abandonar os jogos, ir lá no site novo se cadastrar ou vai se render ao Colheita Feliz?



This entry was posted in Games, grana, internet and tagged , , , . Bookmark the permalink.



Goma de Mascar no Facebook

  • Isabelacarolinemp

    como eu faço para me cadastrar