iPhone – Apple perto de se tornar um Big Brother ao patentear spyware


Há menos de um mês eu estava louco pra ter um iPhone, e de certa forma ainda estou. Por mais que os celulares touchscreen de sistema Android pareçam ser legais o telefoninho [carinho] da Apple segue como o gadget mais prático e interessante para quem gosta de acessar a internet; isso sem contar os inúmeros aplicativos com funções das mais variadas.

Mas essa vontade acaba de ficar bem menor, porque ter um iPhone desbloqueado [para ser usado em qualquer operadora] e jailbroken [crackeado para aceitar qualquer aplicativo, não só os vendidos pela loja oficial] pode em breve te mandar pra cadeia: a Apple deu entrada em 2009 no registro da patente de uma suposta “tecnologia anti-roubo” que pode espionar o que os usuários andam fazendo de errado no seu produto.

A informação da Electronic Frontier Foundation faz o sistema que a Apple quer registrar tantos dados do usuário que parece um conceito saído da mais criativa ficção: além de registrar e enviar à fabricante a informação de que o telefone foi jailbroken, poderá gravar dados de navegação, tirar uma foto silenciosa e sem flash do lugar em que o dono do iPhone está e de eu rosto; gravar sua voz sem que uma ligação esteja sendo feita e o mais legal: gravar a assinatura cardíaca do usuário.

De posse desses dados [que podem ser coletados a qualquer minuto em que você usa o iPhone], que será considerado “uso não-autorizado”, a Apple pode contatar uma “organização responsável” que pode ser qualquer coisa: sua operadora, fiscais, a Tropa de Choque da PM, grupos de mercenários, repo men [que levam seu órgãos transplantados junto], o BOPE, a Polícia do Pensamento ou a Gestapo. Isso faz este comercial ser visto com outros olhos:

A EFF nota que a Sony-BMG percebeu como espionar seus consumidores é ruim pros negócios. Será que a Grande Maçã vai se tocar ou vai contar com a lealdade cega de seus usuários? Caso siga em frente com a novidéia, o Irmão Jobs pode começar mandando prender seu garoto-propaganda Justin Long, que apareceu no talk show de Jimmy Kimmel para mostrar a conversa que manteve com uma menina que mandou SMS por engano pra ele:



This entry was posted in Gadgets, Tecnologia and tagged , . Bookmark the permalink.



Goma de Mascar no Facebook

  • Schenardie

    mas n escreve bobagem se não sabe do que ta falando..

    confirma isso dps vc posta em um blog..

  • HectorLima

    confirmação como o registro da patente que foi linkado?

  • Fantomas

    quanta bobagem…e vc acredita em papai noel e coelho da pascoa tbm, neh…..

  • http://www.blogpaedia.com.br Blogpaedia

    Oremos irmãos, porque se for verdade, o número da besta 666 está próximo!

  • HectorLima

    Fantomas, o Papai Noel se chama Steve?

  • Pools

    Cara, pura teoria da conspiração a sua!
    A apple faz inúmeros testes para evitar roubo dos aparelhos, e uma das coisas que estão estudando é através de batidas do coração, que caso diferente da sua, ele bloqueia o aparelho.
    Esse e outros sensores também podem melhorar a experiencia do usuário com o sistema operacional, como colocando uma determinada musica se estiver correndo ou caminhando por exemplo.
    E são só patentes, e olha que a Apple patenteou mtas coisas e não usou nem metade.
    Se eu fosse vc se procupava mais com o Google do que com a Apple….