Pequenos escritores


Uma folha em branco. O desespero de quem precisa escrever e não consegue. O terror de Eugene Pota, um autor respeitado de 73 anos que quer escrever um novo romance. Ele tenta uma, duas, três vezes. Sem sucesso, claro. A graça do livro “Retrato do Artista Quando Velho” do americano Joseph Heller está em acompanhar a trajetória do personagem até, enfim, conseguir escrever seu livro.

O título do livro é uma referência direta do clássico “Retrato do Artista Quando Jovem“, de James Joyce, e até mesmo o nome do personagem, Pota, tem origem em uma brincadeira (Portrait Of The Artist). As referências ao universo da literatura e aos autores não param por aí. Elas são, na verdade, o fio condutor da narrativa. Em sua jornada para escrever seu romance, o personagem Eugene vai atrás de outros escritores reais e mostra que muitos deles acabaram em chegando a um desespero existencial, o que levou ao alcoolismo, depressão ou suicídio. Ou até mesmo os três.

E é a reflexão sobre a vida de famosos autores que torna o livro realmente interessante. Pensar que grandes histórias da literatura foram criadas por pessoas que nem sempre conseguiram escrever sua própria história sem derrapar nas armadilhas que ela apresenta. Ou que grandes autores viveram histórias dignas de dramas que jamais teriam sido aceitos e publicados por seus editores.

Ao mostrar os medos e tragédias de alguns autores, o livro de Heller acaba dialogando com o trabalho de Andrew Becrat, ou Dunechaser. O japonês, que reside em Seattle, recria o nosso mundo com Lego. Em uma de suas séries ele transforma grandes autores, em pequenos bonecos. Grandes autores, que construíram grandes obras, mas que muitas vezes duvidavam do seu próprio tamanho e acabaram reduzidos às suas angústias.


James Joyce.


Ernest Hemingway


Virginia Wolf.


F. Scott Fitzgerald.


Charles Dickens.

A série completa de Dunachase com os escritores você aqui e mais do trabalho dele aqui.



This entry was posted in Críticas, Design, Livros. Bookmark the permalink.



Goma de Mascar no Facebook