Goma-visão #20 – Na reta final


Excepcionalmente numa segunda-feira, a Goma-visão desperta na ressaca pós-Oscar para lembrá-lo de que o fim está próximo. Acompanhando as notícias que pipocam de todas as direções sobre quem prosseguirá para novas temporadas e quem terá suas asinhas cortadas, a coluna retoma de onde parou, especulando sobre os segredos dos roteiristas que se escondem atrás de suas cortinas de fumaça e espelhos.

Essa semana teremos um final e alguns recomeços em Being Human, Brothers & Sisters, How I Met Your Mother, The Big Bang Theory, Damages, Lost e Caprica. De praxe, segue o aviso: o texto tem spoilers.

Being Human - “Episode 8″
Annie, que terminou a primeira temporada kicking-ass da gangue vampira, foi facilmente conduzida ao inferno pelo infernal Padre Kemp. E surpresa, o inferno é um lugar cheio de burocracia, formulários e processos rolando sem que ninguém os compreenda. Estaria ela numa novela Kafkaniana? Mas calma, não acabou. Além do brutal assassinato de Lucy, da chacina do Mitchell, do espírito da Annie arrastando Kemp pro inferno sem que ele desencarnasse, Toby Whithouse nos reservou mais uma surpresa: Daisy e Cara, vagando pela neve, sangrando sobre um túmulo e ressuscitando ninguém menos do que Herrick, o verdadeiro vilão de Being Human. Parece que a morte não é mesmo o limite numa série em que o sobrenatural fica cada vez mais cotidiano. Não foi exatamente o final que eu queria ver, mas valeu. Aguardaremos George e Mitchell tentando cumprir a promessa de resgatar Annie do Além-vida.

[compre: BEING HUMAN em DVD]

Brothers & Sisters“Leap of Faith”
Deu para perceber que rolou uma pesquisa com a audiência e das mil possibilidades de namorados para a Sarah, o público curtiu mais o francês. Por isso, vamos inventar uma desculpa razoável – cof cof tosca cof – para trazê-lo de volta e, melhor ainda, vamos jogar o conflito do greencard para dar alguma emoção nesse apático retorno. Está um tanto difícil assistir B&S desde que essa quarta temporada retornou. Rebecca volta aos bons dias de “Everwood” e retoma seu ballet? Robert se descobre melhor amigo de Kevin? Norah descobre o “valor secreto” da Ojai enquanto tenta esconder o que sabe sobre o tal Dennis York dos filhos? Uau dá pra essa seqüência de eventos ser mais sem emoção? Só se colocarem uma pausa para anunciarem câmeras Tec-Pix durante a série…

[compre: BROTHERS AND SISTERS em DVD]

How I Met Your Mother“Hooked”
Fato. Se vivêssemos a realidade americana de dates e break-ups, HIMYM tornar-se-ia a série a ser esmiuçada detalhadamente. A cada episódio novas regras surgem sobre a complexa dinâmica dos relacionamentos amorosos, algo que, para nós – que não vivemos uma realidade de regras de primeiros encontros – serve apenas de alivio cômico. Verdade seja dita, eu não me surpreenderia se existissem fãs da série que aplicam as técnicas de Barney, Ted, Lilly, Marshall e Robin na vida real. No episódio da semana passada, mais uma aula sobre como fisgar pessoas ou deixá-las fora de seu gancho. Apesar de ser um episódio Ted-centric, até me diverti com a saga da Lilly tentando acabar de uma vez por todas com as esperanças de seu amor do colegial, Scotter. Ainda assim, depois de alguns episódios em que chegamos tão perto de conhecer a mãe e o motivo por trás de toda a premissa de HIMYM chega a ser um tanto brochante assistir Ted dar um passo atrás tão grande.

[compre: HOW I MET YOUR MOTHER em DVD]

The Big Bang Theory“The Excelsior Acquisition”
A pergunta que não quer calar é: onde compramos aquele pijama do Quarteto Fantástico, Stan? Num divertido retorno, o pessoal de TBBT me ganhou desde a camiseta sonora do Raj – alguém me recriminaria se eu dissesse que teria uma dessas? – até a excelente (e bizarra) idéia do Sheldon de fazer Stan Lee assinar sua edição rara do Batman. Outro elemento que me agradou foi ver a ligação desse episódio com o hilário momento em que Sheldon teve que levar a Penny até o hospital. É bom ver que existe uma continuidade nesse sitcom que, cada vez mais, me parece uma espécie de tirinha em quadrinhos filmada. Sobre a participação do Stan Lee só tenho a dizer: Excelsior!!

[compre: BIG BANG THEORY em DVD]

Damages - “Don’t Forget To Thank Mr. Zedeck”
Quem se sentiu lesado pelos roteiristas pode levantar a mão. Estou aqui, com a mão levantada sim, porque precisava provar o ponto. Quando Patty Hewes manda uma jovem e ambiciosa advogada para a cela de um nefasto prisioneiro que solicitou uma visita conjugal, o que eu devo pensar? Patty está agenciando mulheres – que ela nem quer contratar – em troca de respostas para o caso Tobin. Daí, vamos caminhando para o final do episódio e descobrimos que o que ela foi fazer é entregar uma latinha de caviar iraniano (?) para o padrasto da Blair Waldorf. Pois é, gente… vocês me assustaram nessa. Ainda bem que Tom Shayes movimenta a trama e agora dá indícios do por que será morto em 4 meses: o interesse na fraude dos Tobin tornou-se pessoal e conseguir seu rico dinheirinho de volta virou prioridade. Jura, Tom? Patty deve tá pagando mal ou isso tudo é um grande ato de mesquinharia né?

[compre: DAMAGES em DVD]

Lost“Sundown”
Um bom episódio numa maré de episódios que não levaram a lugar algum. Pelo menos sabemos que a bola de beisebol de Dogen é apenas… uma bola de beisebol. Foi um tanto decepcionante descobrir que o samurai chefão do templo era um simples bancário em Osaka. Surpreendente mesmo foi perceber que Jacob e Flocke oferecem a mesma barganha para os tais escolhidos na Ilha: trazer pessoas amadas de volta. O que nos faz pensar em quem Sayid realmente quer trazer dos mortos. Seria Nadia, que está viva e bem na realidade paralela? Ou seria Shannon cuja bombinha contra a asma foi recentemente encontrada por Hurley no meio do mato? Entender isso talvez seja crucial para entender o papel do iraquiano na trama do bem vs o mal. Se ele escolher Nadia, sua aliança está fora da ilha. Se for Shannon, o indicativo é que Sayid prioriza os companheiros do 815 e não será tão facilmente manipulado por Flocke e sua recém adquirida entourage. Por acaso, quão volúveis são os Outros? Mudam de lado conforme a brisa… não é a toa que morrem como moscas. Ponto fraco do episódio: Sun teve que descobrir que Jin estava vivo e próximo daquele jeito? Parabéns por tirarem o peso dessa informação tão preciosa, roteiristas!

[compre: LOST em DVD]

Caprica - “Know Thy Enemy”
Só registrando de novo: Caprica é a melhor novidade da TV. E agora temos mais dois personagens sombrios para brincar, um deles é o querido dos Whedonianos, James Marsters. O perigoso Barnabas Greeley faz as vezes de mafioso Opus Dei num universo das 12 Colônias e promete assumir definitivamente a face vilanesca por trás do fundamentalismo messiânico que dará origem aos Cylons. Enquanto isso, do outro lado da galáxia, tivemos o primeiro vislumbre de Tauron e de lá conhecemos a única pessoa que parece antagonizar Daniel Graystone. O rancoroso milionário Veris [Steve Jobs?] parece estar vindo com tudo para vingar o roubo do MCP e a morte de dois de seus mais confiáveis cientistas. Tudo culpa da união Graystone/Adama que não só causa problemas no mundo real, mas também no virtual. Enquanto Tamara vaga perdida por um mundo que seu pai não consegue nem acessar, Zoe se mete em “altas confusões” querendo conquistar a amizade de Philomon, o mais assustador dos personagens. Obviamente apaixonado pelo corpo Cylon, Philo provavelmente será o grande pivô dos planos da mais perigosa dos Graystones.

[compre: Battlestar Galactica em DVD]

E na próxima: Será que chego vivo ao final do oitavo dia, hein Jack?



This entry was posted in Críticas, Goma-visão, TV and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.



Goma de Mascar no Facebook

  • http://hectorlima.com Hector Lima

    por mais que o método Mestre dos Magos do Jacob de soltar frases misteriosas e sumir não tenha ajudado muito a história a andar, eu não lembro dele prometer trazer gente dos mortos…

    o Flocke que é cheio das promessas pra todo mundo que encontra pela frente – não duvido até que pros Outros vira-casaca ele tenha falado que eles fizeram bem de não querer morrer no templo, agora terão o que quiserem.

    mas sim, Dogen ser bancário foi nhé.

  • BetoPlacido

    Também quero uma camiseta igual à do Raj. Mas pintaria o círculo/borrão no centro de azul fosforescente.

  • rogério

    caí feito pato também naquele suposto agenciamento de mulher da Patty. te mandei aquela DM no momento que ela deixou no ar. depois fiquei frustrado! seria tão legal a Alex ter feito selvageria com a 3ª idade e depois ter sido dispensada pela Patty…

  • Roberto Lopes

    A barganha do Jacob é não deixar a pessoa amada morrer. Isso ele disse pro japa e teria ele dito pra Juliet (a irmã dela estava morrendo de câncer, lembram?). Teria, porque depois disseram que o Ben nunca falou com o Jacozinho. Assim, sabe-se lá quem curou (ou não) a irmã da Juliet e quem disse pro Ben que ela estava curada. Só se levaram a água benta do mal (ou não) para fora da ilha pelo portal expresso (ou não) e fizeram maracutaia pra enganar a doutora (ou não), já que eles também são chegados numa peça de teatro (ou não) e gostam de se vestir ou como hippies, ou como náufragos, ou como piratas, ou como cientistas, ou como gente normal de cidadezinha, ou como membros da Dharma, ou como membros de seita, ou como… bem, eles são os outros (ou não).