VI FANTASPOA traz diretores do cinema de Terror e Fantasia ao Brasil


Começa hoje [sexta-feira] e os diretores são: Luigi Cozzi, Andreas Schapp (É Preciso Amar a Morte), Antonio Monti e Davide Crippa (Garoto Macaco), Paul Barret (Armazenagem a frio), Marc Goldstein (Glenn, o Robô Voador), Sergio Rentero (Massacre Esta Noite), Jean Mach (Wonderland), Juan Pablo Caserta e Mauro Narducci (Recortadas), Eli Craig (Tucker & Dale Enfrentam o Mal).

A capital gaúcha sedia, entre os dias 2 e 18 de julho, a sexta edição do FANTASPOA — Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre. A programação deste ano inclui um total de 138 filmes, que oferecem um panorama abrangente do cinema fantástico mundial, com destaque para obras recentes de fantasia, ficção científica, horror e thriller, além de clássicos e filmes raros, a maioria inédita no Brasil.

O VI Fantaspoa terá os seguintes programas temáticos: Competição Internacional, com 37 longas oriundos de 21 países; Mostra Luigi Cozzi, com 14 filmes dirigidos e/ou roteirizados pelo cineasta italiano que estará presente no evento; Mostra de Documentários, com 8 médias e longas-metragens; O Fantástico Mundo Animado, com 9 animações de média e longa-metragem; Mostras Especiais, com 6 longas-metragens, sendo 3 exibidos em sessões surpresa dentro da programação do festival; e Mostras Competitivas de Curtas-Metragens, com 64 filmes, divididos nas categorias nacional, internacional, em animação e live-action.

Dando continuidade ao notável esforço de curadoria que foi realizado nas últimas duas edições do Fantaspoa, a programação de 2010 tem qualidade ainda mais acentuada. A maioria das obras que compõem a programação foi aclamada e premiada em festivais de cinema fora do Brasil, consolidando cada vez mais o evento no circuito dos grandes festivais de cinema do mundo. Dos 37 filmes da Competição Internacional, 8 deles serão exibidos com a presença dos seus diretores ou produtores, que vão participar de debates com o público depois das sessões.

Além da apresentação de um amplo conjunto de filmes, o VI Fantaspoa também continua com as atividades de formação. Ficam abertas a partir do dia 04/06 as inscrições para os dois workshops que serão oferecidos neste ano, O Horror no Cinema Brasileiro e A Ficção Científica da Década de 1950, ambos ministrados pelo jornalista, crítico e pesquisador Carlos Primatti.

Três salas de cinema recebem a programação total de 74 sessões do Fantaspoa em 2010 – CineBancários (Sindicato dos Bancários), Cine Santander (Santander Cultural) e Sala P.F. Gastal (Usina do Gasômetro). Os horários de exibição dos filmes do festival foram ampliados, e neste ano serão realizadas sessões também às 21h.

O Fantaspoa em números:

- Em 2010, o festival recebeu mais de 600 inscrições de filmes, entre curtas e longas;
- O público esperado para esta edição é de 7.000 pessoas;
- O número de convidados internacionais neste ano, 11, é o maior da história de eventos cinematográficos realizados em Porto Alegre;
- Desde a sua primeira edição, em 2005, o Fantaspoa já exibiu mais de 500 filmes;
- O público das cinco primeiras edições soma aproximadamente 13.000 pessoas.

PROGRAMAÇÃO:

Competição Internacional – 37 longas
Mostra Luigi Cozzi – 14 médias e longas
Mostra de Documentários – 8 médias e longas
O Fantástico Mundo Animado – 9 médias e longas
Mostras Especiais – 6 longas
Mostras Competitivas de Curtas-Metragens – 64 curtas
1. Animações Nacionais
2. Animações Internacionais
3. Live-action Nacionais
4. Live-action Internacionais

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

Entre os dias 10 e 18 de julho, o Fantaspoa exibirá seu programa principal: a Competição Internacional. São 37 longas-metragens, a maioria de 2009, entre os quais é possível destacar um dos filmes mais polêmicos e aguardados do ano, o holandês A Centopéia Humana (2009); o norte-americano Tucker e Dale Enfrentam o Mal (2009); o sérvio Vida e Morte de uma Gangue Pornô (2009) e o japonês Vampire Girl Vs. Frankenstein Girl (2009).

Grande parte dos filmes selecionados para a Competição Internacional participou de grandes festivais de cinema do mundo, privilegiando o espectador do VI Fantaspoa com uma programação composta pelas melhores e mais atuais produções de cinema fantástico, horror e ficção científica.

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS

A Mostra Competitiva de Curtas-Metragens do VI Fantaspoa será realizada no primeiro final de semana do festival, nos dias 03 e 04 de julho, no Cine Bancários. Para essa edição, foram recebidos mais de 400 curtas-metragens de todo o mundo.

Desses, foram selecionadas 64 obras, que serão exibidas ao grande público em 6 sessões: 1 para curtas nacionais em animação, 1 para curtas nacionais live-action, 2 para curtas internacionais em animação e 2 para curtas internacionais live-action.

Os destaques nacionais dessa mostra são Anjos do meio da praça, de Alê Camargo e Camila Carrossine; os gaúchos Um animal menor, de Pedro Harres e Marcos Contreras, O sete trouxas, de Marcio Schoenardie, e Mapa-múndi, de Pedro Zimmermann.

Dos curtas internacionais, serão apresentados The cow who wanted to be a hamburger, de Bill Plympton; X-Mess Detritus, do músico Voltaire e que é narrado por Gerard Way, vocalista da banda My Chemical Romance; Marisa, de Nacho Vigalondo; além do filme The lady and the reaper, dirigido por Javier Recio Gracia, que tem como um de seus produtores Antonio Banderas e que foi indicado ao Oscar de melhor curta-metragem em animação em 2010.

MOSTRA LUIGI COZZI

O diretor-roteirista Luigi Cozzi é fã de ficção científica, trabalhou com atores famosos como Klaus Kinski, Christopher Plummer, Donald Pleasence, Lou Ferrigno, David Hasselhoff e Caroline Munro, realizou filmes nos mais variados gêneros e escreveu livros e artigos sobre cinema fantástico. Também é amigo do lendário cineasta italiano Dario Argento e ainda conheceu pessoalmente algumas das bandas de rock mais famosas dos anos 60 e 70 – quando trabalhou como crítico de música na Itália.

Este é apenas um resumo do que essa lenda viva do cinema italiano já fez em sua carreira. Cozzi estará presente no VI Fantaspoa, quando será realizada uma retrospectiva de sua obra com a exibição de 14 filmes por ele dirigidos e/ou roteirizados, representando o melhor da sua eclética filmografia – como “Star Crash” (1978), uma simpática homenagem italiana a “Star Wars”, e os épicos “Hércules” e “As Aventuras de Hércules”, repletos de ação e efeitos especiais.

O cineasta realizará quatro palestras sobre seu envolvimento com filmes de fantasia, ficção-científica, giallos (como são conhecidos os filmes de mistério e suspense produzidos na Itália) e também sobre sua amizade e parceria profissional com Dario Argento – de quem será exibido o filme “Quatro Moscas Sobre Veludo Cinza” (1971), uma raridade nunca lançada em DVD no Brasil, que teve a participação de Cozzi no roteiro.

As sessões com a presença do convidado de honra serão realizadas na sala Cine Bancários, de 6 a 9 de julho, sempre às 21 horas. A curadoria da Mostra Luigi Cozzi foi realizada pelo cineasta independente gaúcho Felipe M. Guerra, abrangendo todas as fases desse mestre italiano do cinema fantástico.

O FANTÁSTICO MUNDO ANIMADO

Nos últimos anos, os cinemas brasileiros recepcionaram uma grande e crescente quantidade de filmes em animação 3D criados por grandes estúdios de Hollywood. A mostra O Fantástico Mundo Animado deste VI Fantaspoa tem o objetivo de mostrar ao público obras não convencionais do gênero, mas nem por isso de menor qualidade.

Serão exibidas 9 animações, realizadas em diversos países: da Espanha vem o primeiro longa-metragem animado em flash do mundo, A Crise Carnívora; da República Tcheca vem o premiado Uma Noite Na Cidade, do consagrado diretor Jan Balej; From Inside, dos Estados Unidos, é a adaptação da épica graphic novel homônima; e O Assassino de Montmartre, da França, é um longa-metragem do multi-artista Borislav Sajtinac.

O Japão se evidencia nessa mostra, representando 5 obras. Trata-se de um país com uma prolífica produção de títulos do gênero, conhecidos mundialmente como anime, e que infelizmente não tem muitas de suas obras distribuídas em cinema no Brasil. Tales of Vesperia e Hack GU Trilogy são baseados em famosos jogos de videogame e extremamente esperados por fãs de anime. ICE e Eureka Seven tratam de possíveis futuros para o planeta Terra, enquanto SOS! Tokyo Metro Explorers versa sobre um mundo subterrâneo, com personagens peculiares. A Mostra Animações Fantásticas ocorrerá no Cine Santander de 06 a 11 de julho.

MOSTRA DE DOCUMENTÁRIOS

A Mostra de Documentários do VI Fantaspoa apresentará filmes que abrangem diversas temáticas, envolvendo elementos fantásticos, surreais e exóticos. No filme Popatopolis, vemos Jim Wynorski dirigir um longa em apenas três dias. Jim é um dos cineastas mais prolíficos (e de maior retorno financeiro por filme) do mundo, com mais de 100 longas-metragens em pouco menos de 30 anos de profissão.

Zombiemania se dedica a analisar os filmes de zumbi, focando também nos apaixonados deste subgênero do horror, enquanto Pesadelos em Vermelho, Branco e Azul retrata a história do cinema de horror estadunidense.

A atuação feminina no horror mundial é o assunto de Beleza Sangrenta. Os filmes O Diário de um Ladrão da Times Square e Uma Morte Necessária fazem parte do lado mais obscuro da Mostra, retratando situações dramáticas de fracasso e suicídio. O primeiro trata de um caso real e o segundo é um mockumentary (pseudo-documentário) que tem suscitado debates sobre a questão ética cinematográfica em diversos festivais pelo mundo afora.

O Mistério do Vulcão e Monter Camp, por sua vez, mostram situações em que a fantasia se mistura ao mundo real, envolvendo lendas, folclores e a opção de um grupo de jogadores fanáticos pela fuga da realidade em busca de um mundo imaginário. A Mostra de Documentários será realizada de 06 a 09 de julho na Sala PF Gastal.

EXIBIÇÕES ESPECIAIS

Além de suas atrações centrais, o VI Fantaspoa apresenta uma série especial de filmes. Cabe ressaltar que esses filmes terão exibição única durante o festival.

A obra clássica do gênero fantástico no Brasil, O jovem tataravô (1936), será procedida por um debate com os especialistas em cinema de gênero Carlos Primati e Laura Cánepa. Outro filme brasileiro, Entrei em Pânico ao Saber o que Vocês Fizeram na Sexta-feira 13 do Verão Passado, será exibido em versão reeditada. Sua sessão terá a presença do próprio diretor, Felipe M. Guerra, famoso por realizar seus filmes com pouquíssimo orçamento, porém com muito afinco e paixão.

Serão realizadas sessões surpresa dentro da programação do festival, com filmes que certamente surpreenderão os espectadores. Serão três sessões, com três filmes diferentes, exibidos uma única vez, portanto.

Por fim, mas não menos importante, o encerramento do VI Fantaspoa será marcado pela exibição do filme The Uh-Oh Show. Trata-se do último filme do avô do horror gore Herschell Gordon Lewis, famoso por filmes como 10.000 maniacs, Blood Feast e The Wizard of Gore, influenciador de uma grande quantidade de cineastas em todo o mundo. O Fantaspoa tem orgulho de ser um dos primeiros festivais no mundo a apresentar tal filme.

SERVIÇO:

VI FANTASPOA
Ingressos para os filmes:
Sessões de curtas-metragens: R$ 2,00 (dois reais)
Demais filmes e mostras: R$ 5,00 (cinco reais) nas bilheterias dos cinemas

Informações e inscrições para os cursos: fantaspoa@fantaspoa.com ou pelo telefone 8436.2968

Os cursos irão ocorrer na Sala P.F. Gastal, nos dias 10 e 11 (O Horror no Cinema Brasileiro) e também 17 e 18 de julho (Ficção Científica da Década de 1950), das 10:00 às 14:40. O custo é de R$ 60,00 (sessenta reais) para cada um. O interessado poderá fazer os dois cursos por R$ 110,00 (cento e dez reais).

O VI Fantaspoa conta com co-realização da SMC da Prefeitura de Porto Alegre e com o Patrocínio do Banrisul – Banco do Estado do Rio Grande do Sul SA.

Equipe

Curadoria dos longas: João Pedro Fleck e Nicolas Tonsho
Curadoria dos curtas: Cristian Verardi e Vasco Siegmann
Curadoria da mostra Luigi Cozzi: Felipe M. Guerra
Direção: João Pedro Fleck e Nicolas Tonsho
Produção: Fantaspoa Produções

Mais informações: www.fantaspoa.com



This entry was posted in Cinema, Eventos and tagged , , , . Bookmark the permalink.



Goma de Mascar no Facebook