No$talgia é legal!


É de conhecimento geral da nação, que a quantidade de continuações, prólogos ou o que quer que seja feito, desenterrando velhas franquias no mundo do cinema só vem aumentando. Indiana Jones 4 (e o 5 vem aí), Superman (retornando com crises emocionais), Goonies 2 com o povinho crescido, O Hobbit (esse todo mundo já esperava), Hulk (péssimo huh?), A Múmia 3, Arquivo X2 (alguém gostou desse? De verdade?), Lost Boys 2: The Tribe, Robocop (hahaha, é! Ainda mais com classificação máxima, 18 anos, demais!), Duro de Matar 4 (me nego a escrever com “ponto zero”!), Máquina Mortífera 5 com roteiro pronto, a Universal DVD exclusives pressionando Bob Gale por uma quarta parte do De Volta Para o Futuro (nããããão!), Sexta-Feira 13, Freddy, enfim… A coisa vai longe.


Robocop a ser dirigido por Darren Aronofsky (Pi, Réquiem para um Sonho)

Penso que é válido ligar isso diretamente à nostalgia, não? Talvez não para um ou outro caso isolado, mas faço tal ligação e vou além, dinheiro! Essas continuações têm rendido uma boa grana para os estúdios e no fim das contas, um acaba entrando na onda do outro.
Acho que para evitar o desenterro de novas franquias no futuro, virou moda fazer parte 4, 5, 6 e por aí vai…

Bem, isso é a indústria do entretenimento, grana entra a dar com o pau e todos ficam felizes.

Indústria do entretenimento… Hum…
Quem comanda isso há pelo menos uns 5 ou 6 anos? Cinema? Tsc, tsc…
Jogos, videogames, video-juegos, nerdisse, JOGOS ELETRÔNICOS, pois!

A imprensa existe há uns bons 500 anos; o cinema e a música gravada há cerca de 100; as transmissões via rádio há 75; a televisão há 50. Os videogames não têm nem mesmo três décadas completas no calendário, e mesmo assim já estão correndo na pista de ultrapassagem.” UOL – 15/06/2008

Jogos como Gran Theft Auto IV, Metal Gear Solid IV, Gran Turismo 5, Silent Hill 5, Halo 3, God of War 3 e outros, demoram muito mais, são muito mais caros e exigem muito mais gente trabalhando do que quaisquer filmes de sucesso. Sim, isso inclui The Dark Knight, babe…


Niko Bellic (GTA IV) rendeu US$310 Milhões em 1 DIA! Santa paulada heim, Batman?

Bem, dados os fatos, o ponto é. Videogame também tem seu ar de nostalgia.
Pessoas como este que vos escreve, com 26 anos, ou outros um pouco mais velhos, com seus 35 anos, jogavam jogos eletrônicos na infância, e isso fez parte de nosso crescimento intelecto-cultural (está certo esse termo?).
Logo, o mundo vai se encher de Presidentes que cresceram tentando resgatar a princesa Peach!

O tempo passou, e hoje, o videogame, apesar de relativamente novo, tem sua história, seus ícones, suas memórias.
O que fazer então com os bons tempos que não voltam nunca mais? Re-fazê-los!

Só este ano, teremos Street Fighter 2, Bionic Commando (aahhhh, é!!!! Aquele do Nintendinho!!!), Pac-Man, Space Invaders, Ghostbusters (novidades em um breve post)… E mais, velhas franquias ganhando novas continuações como Soul Calibur IV, Street Fighter IV, Chrono Trigger DS, Wolfenstein, Diablo 3, Castlevania, Zelda, e o qual na minha opinião, o melhor re-make/continuação do ano: Mega-Man 9 com o visual e sons do Nintendinho.


Bionic Commando NES


Bionic Commando Re-armed (remake)



Street Fighter II – Super Nes


Street Fighter II HD -PS3, Xbox 360, Wii

Motivo: Dinheiro, muuuuito dinheiro.

Não que não gostemos. Nós amamos, mas o fato é que isso tá rendendo muito dinheiro, mais do que nunca.
Antigamente, comprava-se o console, o jogo e fim. Era isso.
Hoje, se você tem um Playstation 3 com Guitar Hero 3 por exemplo, você compra o console, depois o jogo, depois novas músicas ou pacotes de músicas na Playstation Store. Se fizermos as contas, você gasta 499 Dólares no PS3, mais 59,99 no jogo, mais 6,99 por pacote (ou 1,99 por música avulsa). Ou seja, rios de dinheiro.
Isso não será diferente com os remakes.
Muito provavelmente, atualizações com novas fases e níveis, sairão, e nós, pagaremos o preço.

Com gosto.



This entry was posted in Cinema, Games. Bookmark the permalink.



Goma de Mascar no Facebook

  • Thiago

    so passando pra dar as boas vindas e parabenizar o novo gomeiro hehehe curti pacas