dia das crianças: sid e marty krofft


os norte-americanos Sid e Marty Krofft são dois irmãos que produziram shows infantis pra TV nos anos 70. posso dizer que foram uma espécie de “tios estranhos” que participaram da minha criação sem o saberem – e mesmo sem eu saber da existência deles até uns anos mais tarde.

nasci em 1976, uma época ainda sem TV a cabo nem parabólica, em que as TVs dependiam muito de reprises de programas de anos anteriores, então nos anos 80 vi muita coisa dos 70. até no cinema rolavam bastante reprises [minha mãe me levou pra ver o primeiro MAD MAX no extinto cine Iporanga 2, em Santos mesmo eu não tendo idade pra ver].

na Baixada Santista o sinal do SBT não chegava direito, só quem tinha conversor de UHF podia ver a programação completa do seo Sílvio [eu lembro de a irmã de um amigo meu ser fanática pela CHISPITA, e o fato de eu não ver esse programa em casa fazia dele muito especial, quase secreto]. parte da programação do SBT, no entando, era licenciada pra Record, por onde se não me engano eu conheci as produções dos irmãos Krofft.

no myspace da dupla é possível ter uma vaga idéia, através de resumões em vídeo dos episódios, do que eram seus programas de baixa produção, coloridos e estranhos – psicodélicos [foram acusados de produzir os programas sob efeito de maconha e LSD]. criança não é boba, eu meio que sabia que a produção não era igual a dos programas mais pop, mas essa era parte da graça. todos os seriados dos Krofft tinha um charme próprio que não era só ligado ao orçamento baixo, mas também ao fato de terem sido feitos nos anos 70.

o programa-tronco era o KROFFT SUPERSHOW, apresentado pela bestilosísisma anda Kaptain Kool and The Kongs – que existia de verdade e lançou pelo menos um pequeno sucesso de discoteca. quando achei o vídeo da abertura do seriado no 70′s Vid Kid acho que foi a única vez em meus 12 anos de internet em que alguma coisa da Rede me fez chorar, haha.

Kool e seus Kongs apresentavam vários mini-seriados estilosaços que estão marcados no canto da minha memória como ferro quente. os mais conhecidos eram:

MULHER ELÉTRICA E GAROTA D



This entry was posted in Cinema, TV. Bookmark the permalink.



Goma de Mascar no Facebook

  • sosa

    haha, fazia tanto tempo que eu tava começando a pensar que tinha saido da minha imaginacao essas series! Boa!

  • http://annix.blogspot.com Annix Lim

    Genial! vc salvou o Buguinho de ser enterrado completamente na minha memória! :-O COMO tu lembra dessas coisas?

  • http://hectorlima.com HectorLima

    não sei, minha memória é meio seletiva, haha.
    esqueci parte da minha infância mas lembro de
    coisas do além.

  • Pingback: Vídeo desenterrado: BIGFOOT & WILDBOY | GOMA DE MASCAR!