Boato Bizarro: o TAXI DRIVER de Scorsese dirigido por… Lars Von Trier


Direto do Festival de Cinema de Berlim vem o estranho rumor de que Martin Scorsese estaria conversando com o diretor de ANTICRISTO para refilmar sua clássica fábula urbana de 1976 estrelada por Robert De Niro sobre um motorista de táxi cansado da podridão das ruas.

taxi-driver

A parte estranha do boato é que o Guardian informa que ele surgiu na revista Ekko que é publicada na Dinamarca, terra-natal de Lars Von Trier. A publicação teria falado com Peter Aalbæk, produtor parceiro de Von Trier na Zentropa, que “não confirma nem desmente”. O diretor dinamarquês gosta de ao mesmo tempo fazer mistério e brincar com a imprensa, o que só alimenta a dúvida.

Scorsese está no Festival lançando seu ILHA DO MEDO e disse à imprensa querer retomar a parceria com Robert De Niro, que atuou em oito de seus filmes [o primeiro sendo CAMINHOS PERIGOSOS de 1975]. Ele pretende fazer um drama no mundo do crime, sobre um homem de idade olhando para o que fez no passado. Seria esse novo TAXI DRIVER uma continuação e não refilmagem?

jodiefoster

O clássico TAXI DRIVER narra o colapso nervoso de Travis Bickle, taxista de Nova York cansado da podridão humana que resolve se tornar um justiceiro armado e proteger a prostituta adolescente Iris [Jodie Foster, acima] do cafetão Sport [Harvey Keitel]. A história é narrada do ponto de vista do personagem através de incríveis monólogos internos. O roteirista Paul Schrader já havia mencionado uma idéia de sequência, mas acredita que outra parceria da dupla, VIVENDO NO LIMITE, foi uma espécie de continuação temática.

taxi_driver_pow

O mais estranho é que TAXI DRIVER teve gestação semelhante a ANTICRISTO, o polêmico filme de Lars Von Trier que foi vaiado no Festival de Cannes. No fim dos anos 70 Paul Schrader estava na pior: deprimido após se separar da esposa e terminar com a amante, endividado, louco para fazer cinema, assistindo pornografia sem parar, comendo junk food e dormindo no carro que guiava pelas ruas de Los Angeles, até se ver num hospital sendo informado pela enfermeira – a primeira pessoa com quem falou em semanas – que tinha uma úlcera.

lars von trier - are you talking to me?

Escrever o roteiro do filme em duas semanas foi a terapia de Schrader e a realização do filme uma espécie de vudu redentor [a jaqueta e as botas de De Niro no filme foram emprestadas pelo roteirista], da mesma forma que ANTICRISTO foi a pesadíssima terapia de Von Trier para sair da depressão e no processo deixar deprimido um monte de gente que o assistiu.

Depois da refilmagem de VÍCIO FRENÉTICO é difícil pensar em outra pessoa para a cadeira de direção que não o alemão Werner Herzog – isso no caso de nova versão do grande surto de Travis Brickle. Ainda que contratações mais estranhas que a de Lars Von Trier já aconteceram em Hollywood, o dinamarquês está agora ocupado com a pré-produção de MELANCHOLIA, um drama de Ficção Científica.

taxi-driver-poster

[compre: TAXI DRIVER em DVD]

[compre: filmes de Martin Scorsese em DVD e Blu-Ray]

[compre: filmes de Lars Von Trier em DVD]



This entry was posted in Cinema, wtf and tagged , , , , . Bookmark the permalink.



Goma de Mascar no Facebook