25 motivos pra andar de bicicleta


bike

25 (Vinte e cinco), adaptados dos 28 compilados no site da UCF (Florida), que tem os dados todos. Tu não anda de bike, por que mesmo…?

Aos anaeróbicos que invariavelmente argumentam que não dá pra andar de bicicleta[bb] no Brasil porque os maloqueiros roubam, peço boa vontade. Furto é um problema em qualquer parte do mundo e a solução é simples: compra-se uma corrente cara e uma bicicleta barata. Não há necessidade de uma bike sofisticada para circular na cidade, uma velha magrela de 50 reais tá ótemo.

1. Bikes valorizam seu imóvel

Estudos de associações de imobiliárias e empreiteiras norte-americanas relacionam a presença de ciclovias com imóveis mais valiosos.

2. Populações que andam de bike são mais ricas

Faz sentido: todo o dinheiro que deixa de ser investido em produtos que geralmente não são locais (como automóveis e combustível) pode ser investido na economia local. Cidades como Amsterdã e Tóquio e países como Suíça são exemplos óbvios.

3. Quanto menos carros, menos dinheiro publico se gasta em infra-estrutura de transporte

Ruas e avenidas custam uma nota. Uma grande via urbana custa 2500 (duas mil e quinhentas!) vezes mais do que uma ciclovia. Note que a estatística gringa, imagina essa proporção em um governo Maluf.

4. Bicicletas atraem a zilionária indústria da Tecnologia

São um bando de nerds e gostam de andar de bicicleta. Ao contrário de montadoras e fábricas, empresas high-tech costumam estimular economias locais sem zoar o ambiente. A classe trabalhadora em TI é bastante internacional e associa o uso de bicicletas a qualidade de vida.

5. Quem anda de bicicleta costuma estar melhor na fita financeiramente

Todo mundo gasta um dinheirão com transportes, mais ainda quem sustenta um veículo. Andar de bicicleta é grátis.

6. Melhor saúde

Essa é até covardia, não preciso explicar. Claro que andar de bicicleta faz bem. E população mais saudável = menores custos com a saúde pública. Aritmética básica. A eterna crise da Saúde Pública é uma das nossas grandes zicas econômicas.

bike27. Melhor saúde mental e emocional

Vai dar uma volta de bicicleta e relaxa. Médicos recomendam.

8. Menores indices de obesidade

A OMS tem a obesidade na lista das 10 maiores epidemias mundiais. Bike, galerem!

9. Mais beleza

Andar de bicicleta[bb] é bonito. A sensação de imersão no que está ao seu redor é muito maior, a visão não é obstruída como em um automóvel, e mesmo o nível de atenção disponível para apreciar o caminho é mais gerenciável.

10. Mais mobilidade

Cidades organizadas para o uso de bicicletas (eu moro em uma grazadeus) oferecem uma mobilidade inigualável. Se a cidade não é organizada pra isso, na maioria dos casos em até 45 minutos de bike tu chega em qualquer lugar que precisar.

11. Mais mobilidade e segurança para idosos

Carros são um perigo para velhinhos. Não queremos machucar o velhinhos, certo? Além disso, mais idosos andam de bicicleta do que de carro.

12. Justiça social pura e simples

Ruas e estradas custam mundos e fundos aos cofres públicos e a rigor só beneficiam quem tem carro[bb]. A maior parte da população é pobre e não tem carro ou coisa alguma. Santos, onde morei boa parte da minha vida, é novamente um belo exemplo – hordas de trabalhadores pobres se acotovelam em vias estreitas em rotas dominadas por carros. Ruas (e estacionamento) não só custam dinheiro como ocupam um bocado de espaço.

bike3

13. Maior senso de comunidade

Bicicletas são mais sociais. Carros isolam as pessoas.

14. Transporte mais seguro

Carros matam muito, muito mais do que bicicletas. Note que esses poucos (em comparação) que morrem de bicicleta em geral são atropleados.

15. Menos trânsito

Chega de trânsito, vamo parar?

16. Vizinhanças mais tranquilas

Também comprovado em estudos, o aumento de tranquilidade que acompanha o aumento no uso de bikes é auto-evidente. Carro atrai ladrão.

17. Economia de dinheiro público em geral

Investimentos em indústria, recursos, manutenção, construção, controle de poluição… o incentivo à bicicleta economiza várias granas de várias formas.

18. Imagem mais metropolitana

Nova York, Paris, Amsterdã [onde moro hoje], etc e tal. Cidades cool são amigas da bike.

19. Qualidade do ar

Parabéns, conseguimos eliminar a fumaça[bb] de dentro dos clubes de bares de São Paulo. E com a fumaça presente no resto da cidade toda, ninguém vai fazer nada?

bike4

20. Cidades mais bonitas

Pesquisas mostram que cidades com mais bicicletas são apontadas como mais bonitas. O motivo é prosaico: carros estacionados literamente bloqueiam a visão. Fachadas térreas são pífias e tudo que o transeunte vê são carros. Não é legal.

21. Superfície e água mais limpas

Carros em si e as indústrias relacionadas poluem pacas, bicicletas tipo nadinha.

22. Menos barulho

Se a sua bike[bb] estiver fazendo barulho, por favor bote óleo. Se seu carro estiver fazendo barulho, estacione-o e desligue o motor. Compre uma bike[bb].

23. Dizem que combate o aquecimento global

Aposto que faz bem para a camada de Ozônio também.

24. Estilo de vida mais sustentável

Existem dados e estudos também, mas em todo caso falo por mim mesmo. Eu só tenho bicicleta e meu estilo de vida é altos sustentável. Se meu estilo de vida exigisse um possante, eu provavelmente teria que pagar prestações do mesmo. Tem gente (classe média) que paga 500 mangos por mês por um modesto possante. Isso dá 6 mil reais por ano: dá pra pagar um mês de férias em Berlin com passagem e apartamento. Aliás em Berlim a galerem anda de bicicleta.

25. Ação revolucionária independente

Abandonar o carro e adotar a bicicleta é uma coisa que qualquer um pode fazer sem incentivo do governo, sem se associar a nenhum partido, grupo ou organização alguma e quando quiser.

High-Five!

imagens: Creative Commons do Flickr.



This entry was posted in Ciência, Lugares, Tecnologia and tagged , , , , . Bookmark the permalink.



Goma de Mascar no Facebook