James Kudo em exposição individual no Rio de Janeiro


colado do release:

Abre no dia 15 de setembro (terça-feira) a exposição individual do artista plástico paulista James Kudo, ‘Telúrico’, na Galeria Laura Marsiaj, em Ipanema, no Rio de Janeiro[bb].

Composta por 11 obras inéditas, o artista explora diversas mídias (pintura[bb], desenho e objeto) para discutir a relação entre natureza e cidade. A mostra fica em cartaz até o dia 15 de outubro (quinta-feira). O fotógrafo Magnus Vaena apresenta trabalhos no anexo.

Sinônimo de Terra em latim[bb], ‘Telúrico’ dialoga com o temática já discutida por Kudo em sua carreira, a força da natureza retomando o espaço antes ‘domesticado’ pelo homem, como cidades e espaços públicos. A paisagem de sua cidade natal, no interior paulista, mudou radicalmente desde a criação de uma barragem hidrelétrica nos anos 90. A música de cantora Baby do Brasil[bb] também aparece como referência, lançada nos anos 80 – primeira vez em que o artista tomou conhecimento da palavra.


“James utiliza-se com freqüência de matérias e ícones relativos a uma espécie de falsificação industrializada dos elementos naturais”, afirma o curador Marcelo Campos em seu texto crítico. Ele é professor adjunto de Teoria e História da Arte na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e doutor em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Histórico
James Kudo nasceu em Pereira Barreto (SP), em 1967. Vive e trabalha em São Paulo. Graduado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, em 1990, ele também estudou na Art Student League (NY), entre 1992-1994. Realizou sete individuais no Japão (Tóquio e Yokohama), Alemanha (Nuremberg), Estados Unidos (NY e Washington) e Brasil (MARP, Galeria SESC Paulista e MAC Campinas).

Participou das mostras coletivas ‘Entre Oceanos – 100 Anos da Aproximação’ na Galeria Marta Traba (Memorial da América Latina – SP), ‘Nipo Brasileiros no Acervo da Pinacoteca, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, ‘Entre Hemisférios’, na Gunter Braunsberg Galerie, em Nuremberg, na Alemanha, ’100 Anos da Arte Nikkey do Brasil’ no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro e Brasília, ‘Wege Marken’ no Ibero Amerikanisches Institut, P.K, em Berlim, na Alemanha, ‘Creative Art Session 2008′, no Museu da Cidade de Kawasaki, no Japão.

O artista tem obras em coleções do Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP), Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu da Imigração Japonesa de Registro (KKKK), Museu de Arte Miura (Miruart), no Japão, Instituto Itaú Cultural (SP), SESC São Paulo, Programa Metrópolis (TV Cultura) e Jens Olesen (Dinamarca).

A Galeria Laura Marsiaj, que funciona de terça a sexta-feira, das 10 às 19h e aos sábado, das 11 às 16hs, fica à Rua Teixeira de Melo, 31c, em Ipanema, no Rio de Janeiro. O telefone é 21 2513.2074 e o website é www.lauramarsiaj.com.br.

Serviço Rápido
Individual de James Kudo – ‘Telúríco’
O quê: 11 obras (4 pinturas – 5 desenhos – 2 objetos)
Abertura: 15.09 (terça-feira) – 19h às 22h
Quando: 16.09 a 15.10.09 – Terça a sexta, 10h às 19h, sábado, 11h às 16h
Onde: Galeria Laura Marsiaj – Rua Teixeira de Melo, 31c l Ipanema l Rio de Janeiro – RJ l 22410-010
Telefone: 21 2513.2074
Quanto: Entrada Franca
Homepage: www.lauramarsiaj.com.br

alerta de hype: James Kudo é amigo meu, como já disse em outros posts sobre ele.



This entry was posted in Artes, Eventos and tagged , , , , . Bookmark the permalink.



Goma de Mascar no Facebook