3 maneiras de animar seus clipes com música legal (no sentido jurídico)


crassico

Com celulares que gravam formatos vários e câmeras HD dando em árvore no sudeste asiático, hoje é comum compartilhar seus vídeos pessoais na internerd.

Infelizmente assistir esses vídeos é muito chato. Um jeito fácil de melhorar a situação é começar a colocar trilhas sonoras nos vídeos antes de mandar para os seus. O problema é que sites como Youtube e Facebook removem rapidinho o som de qualquer vídeo que tenha música não-autorizada.

Então comofas? Testei 3 jeitos com meus vídeos toskeira, veja depois do clique …

1) Música oferecida pelo próprio Youtube
O botão AudioSwap do Youtube encontra num clique músicas com a mesma duração que seu vídeos, torna assistível qualquer vídeo de celular que iria para a lata de lixo e o catálogo conta com alguns artistas conhecidos.
Os maiores poréns são que o audioswap zoa a propriedade intelectual do seu vídeo (não te deixa baixar o MP4 mais) e só permite 1 música por post.

AudioSwap

Exemplo – rolê de bike em Amsterdam

2) Música publicada em copyleft
Tem gente santa no mundo que publica suas obras sob licença Creative Commons, e esses sons vc pode usar à vontade.

O site http://ccmixter.org/ tem quilos de áudio baixável e usável. Tem muita coisa amadora, não são tantas as faixas com cara de “hit”. Mas é sõ vasculhar bem o site! E tudo está disponível também em samples separados, quem tiver as manhas pode criar sua própria trilha sonora original completa.

Exemplo – rolê de carro em Cingapura



3) Música do tempo do onça

Direitos autorais não duram para sempre. Gravações antigas passam para o domínio público depois de X décadas (muitas). Velharias gravadas em discões de 78 rpm não são mais de ninguém e poder ser copiadas pelas internerds. O catálogo é limitadoa umas poucas décadas mas tem coisas interessantes.

Eu usei alguns countries e blues do tempo de D. João VI. Logo logo os direitos autorais de muitos clássicos do soul e R&B vão começar a caducar e a cousa ficará mais interessante. A primeira parada para baixar áudio em domínio público é o Internet Archive.

Exemplo – uns vídeos em Filadélfia


Conclusão

Todas as 3 maneiras dão maior certo. A maneira 1 é dois-palitos, as maneiras 2 e a 3 dão mais liberdade de edição. Pra terminar, mais uns vídeos em Filadélfia só com áudio juridicamente legal…



This entry was posted in Artes, Internet and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.



Goma de Mascar no Facebook

  • http://hectorlima.com Hector Lima

    usei o audioswap e é bem legal a ferramenta. só que quando meu vídeo foi ao ar o youtube deletou por causa de um peitinho, haha