Eden of the East


bscap0054

Um belo dia você acorda nu com um revólver e um celular em suas mãos. Ao atendê-lo descobre uma secretária chamada Juiz disposta a atender todos os seus pedidos e uma quantidade enorme de dinheiro no formato de créditos que podem ser gastos como você bem entender.

No Japão de 2011, um país em crise financeira que tem que lidar com um número crescente de NEETs, um rapaz sem memória descobre ser parte de uma Seleção de salvadores. Com a ajuda da jovem desempregada Saki Morimi e seus amigos, ele tenta solucionar a mãe de todas as conspirações internacionais. Quem é ele? Quem apagou sua memória? Qual sua ligação com os 11 ataques de mísseis que devastaram o Japão[bb], mas não mataram ninguém (a chamada ‘Segunda Imprudente’)? E, mais importante, quem lhe deu aquele celular e para quê?

E esse é o pano de fundo de ‘Eden of the East’ (Higashi no Eden), um dos mais interessantes animes lançados em 2009 e que, após uma série de 11 episódios, chegará aos cinemas em dois filmes de animação até o final deste ano e o começo do ano que vem. Criado e dirigido por Kenji Kamiyama (o mesmo de Ghost in the Shell: Stand Alone Complex), o anime reúne um infindável número de referências de cultura pop. Dos filmes de George Romero aos livros de Robert Ludlum, ‘Eden of the East’ ultrapassa os limites do anime convencional, seus personagens são reais, todas as circunstâncias extraordinárias são possíveis e seu cenário não poderia ser mais crível.

Além da exemplar direção (lembrando a mesma elegância de Hayao Miyazaki), “Eden of the East” carrega um conjunto de questionamentos sobre a função da juventude hoje, posicionando-a como protagonista não apenas de uma história fantasiosa sobre a salvação de um país das garras de algum vilão fantástico, mas colocando a prova a questão: o que faríamos se o destino político do mundo estivesse, da noite para o dia, em nossas mãos? Contar mais é estragar o grande enigma da animação.

Mistério de primeira linha, o anime tem ‘Falling Down’ do Oasisna apresentação e foi produzido pelo renomado estúdio Production I.G, o mesmo que fez o curta contando a origem da O-Ren Ishi em “Kill Bill vol.1[bb].



This entry was posted in Animação and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.



Goma de Mascar no Facebook

  • http://hectorlima.com Hector Lima

    parece bem legal!
    vendo esse tipo de coisa me pego pensando que muitos filmes ocidentais que tentam em vão adaptar uma HQ por exemplo dariam ótimos longas de animação.

  • Camila

    Adorei o anime Higashi No Eden, e não vejo a hora do lançamento do filme. Promete ser emocionante!