Cadê a Goma? – Tá aqui, só não mais dentro do Vírgula


Algumas coisas andaram acontecendo com o site que fizeram leitores acharem que a Goma tinha sumido das internetes, e não os culpo: o pequeno link gomademascar.virgula.uol.com.br não funciona mais. Voltamos pro gomademascar.net, que nunca deixou de funcionar, na verdade – sempre estivemos em servidor próprio, com as urls redirecionadas para o Vírgula. O RSS continua o mesmo [o link real foi alterado mas a "máscara" do Feedburner segue igual ao que era antes]. Mas… por que essa mudança?

Porque encerramos nossa parceria com o Vírgula; foi um ano muito proveitoso e interessante. Fornecemos muitos links que foram pra suas homes – inclusive a principal – e de volta recebemos muitos e bem-vindos hits. Todo o pessoal foi prestativo com a gente e preciso dizer que aprendi várias coisas sobre Jornalismo na web, audiência, promoções e como lidar com seu público – ainda aprendo – e só tenho a agradecer a eles.

Não deixei de acompanhar o site: além das notícias e bom-humor eles têm parceiros muito legais, como o Pipoca Moderna, o HypeBR, o Bate-Estaca, o Sensacionalista, o Todo DJ Já Sambou e o blog da Clarah.

Mas agora estamos nos preparando pra novos desafios e parcerias – em breve mais sobre eles. O site esteve com poucas atualizações na última semana para serem feitos os ajustes técnicos necessários para funcionarmos só na nossa url, resolver alguns bugs e testar novas ferramentas. Algumas das novidades que já estão no ar e outras que virão:

- Destaques na Home: além de exibir os textos recentes em maior quantidade [agora são seis thumbnails], temos um mediabox /slideshow que linkará os que merecem destaque por mais tempo. Sempre fui relutante com essa idéia mas está funcionando muito bem;

- Novos fundos personalizados: paramos um pouco de buscar o santo graal dos fundos para site – acredite, a discussão sobre isso começou há meses e ainda não acabou – e a cada mês teremos um novo fundo criado por um ilustrador ou desenhista de HQ. O primeiro foi o Danilo Beyruth;

- Maior integração com mídias sociais: já estavam no ar faz um tempo mas estavam escondidos no final dos textos os links da Addthis para você compartilhar o que leu na rede social que quiser. Agora, logo abaixo do título dos posts, você vai encontrar ícones do Orkut, Twitter, Facebook para enviar o link pros seus amigos lerem. Clicando no sinal de “+” você vai achar opões de enviar por email, imprimir e compartilhar em todas as redes sociais [Google Buzz, MSN, Digg, Technoratti, Fark, Tumblr, DoMelhor etc].

Ou você pode apenas clicar no botão “curtir” para linkar no seu mural de Facebook. Na coluna inferior direita você pode ver quem andou espalhando o quê e na da esquerda o que andam comentando do site no Twitter – se você aparece ali é por que espalha a Goma;

- Melhor aproveitamento de espaço: bom, isso não é bem novidade – toda estou mudando coisas de lugar aqui, pro site carregar mais rápido, ver como funciona a dinâmica de links. A mudança mais recente foi ter colocado as Categorias como um menu drop-down, por sugestão da Luciana, que tem consertado minhas cagadas ajudado bastante na parte técnica do site; os links de categorias não eram assim um monto importante de entrada pra ser ler conteúdo, mas é legal ele estar em algum lugar do layout, então porque não ao mesmo tempo dar mais e menos espaço pra eles? E assim vamos testando alterações. Um site é algo vivo que está no ar 24 horas por dia, não tem por que ser algo estático;

- Conteúdo enriquecido pela Apture: certos links não vão te levar pra longe da Goma – vão abrir aqui mesmo dentro dela. Estamos testando o serviço da Apture, que faz determinados links abrirem como mini-janelas no próprio site em que você estiver. Não é irritante como o Snap porque você pode passar o mouse [ou o dedo, se estiver em um iPad] por cima do link e nada vai pipocar.

Mas se você passar sobre o ícone ao lado dele algo novo vai aparecer: pode ser uma entrada no Wikipedia para você saber mais sobre um assunto, um vídeo, uma música, uma imagem. [esses últimos dois arquivos tirados do IM//UR]. É um recurso que deixa a experiência de navegar em um site bem mais dinâmica, interessante, e foi adotado por sites como o New York Times e Next Web;

Essas são as mudanças imediatas em termos de layout. Estamos cuidado de outras que entrarão mais adiante, e o mais importante: conteúdo mais variado e em maior quantidade. Teremos galerias originais; mais textos opinativos, análises e resenhas com a ótima e destemida equipe de colaboradores que você já conhece e alguns novos nomes; apanhado diário de links; promoções; votações; coberturas em tempo real; mais chats abertos a todos; além de mais da boa e velha notícia com opinião que faz a Goma ter a graça que tem.

O que você achou? Quer sugerir algo? Deixe sua opinião nos comentários, mande um email ou dê um reply pro nosso twitter.



This entry was posted in Admin, internet and tagged , , . Bookmark the permalink.



Goma de Mascar no Facebook

  • Flaviopaixao

    Longa vida nova vida ao Goma !!!

  • http://twitter.com/laconics Naomi Covacs

    hurrah (com atraso, porranaomi!)