A Goma estourou e fez Pop – esse é o último post do blog


A Goma de Mascar fez 4 anos de existência e chegou a hora de estourar a última bola. Já fazia um tempo que o blog vinha se arrastando e esse é o passo lógico a seguir. Quando estreou o visual reformulado no começo do ano [a cada ano tinha um novo] escrevi que não sabia pra onde o blog iria, e ele até que seguiu um caminho interessante, mas não era a mesma coisa dos 3 anos anteriores.

Os colaboradores foram saindo aos poucos, alguns deles pra fazer seus próprios sites [mais a respeito lá embaixo] e eu ficava sempre adiando a substituição das pessoas. Ninguém é insubstituível, mas eu queria todas aquelas pessoas colaborando, e senti que estavam empregando muito melhor suas energias em projetos pessoais.

Enquanto isso os meus próprios também gritavam por atenção. Nos últimos 10 anos estive jornalista, nunca fui de fato um – mas até que me dei razoavelmente bem, e a Goma mesmo me rendeu frutos interessantes nessa área, profissionalmente falando. E também nos últimos 4 anos estive blogueiro, nunca me senti de fato um dentro da fauna de probloggers. Mas sempre fui um compartilhador, isso nunca vai morrer, e foi por isso que comecei a Goma – pra me divertir compartilhando coisas legais que eu via na internet sobre assuntos de Cultura Pop que me interessavam.

O blog ainda tinha potencial pra continuar em frente e até crescer, pra ser algo cada vez mais interessante, sempre mutante. Mas além de eu não ter um planejamento melhor não deu pra investir nele como deveria, como merecia. Outros projetos pessoais foram gritando cada vez mais alto por atenção – e cada vez mais eu me perguntava se era blogueiro ou redator, se era jornalista ou roteirista. Dava pra ser ambos, mas como sou obsessivo – quem colaborou aqui sabe – resolvi escolher o que acho ser minha verdadeira vocação.

Agradeço aos sites parceiros, agências de publicidade, assessores de imprensa e colegas jornalistas por toda a força durante eventos, campanhas, que investiram em espaço publicitário e publieditoriais no blog. Foi uma parceria bem interessante.

Mas sim, os colaboradores. Vocês fizeram a Goma ser algo tão legal, e sou muito muito grato pelo que vocês investiram aqui, pelo que me ensinaram [na conversa e na porrada] e pela paciência – desculpem qualquer coisa. Em ordem alfabética: Alexandre Stamm (Alemão), André Peniche, Ann Wright, Annix Lim, Bernardo Stenso, Camila Eleutério, Danilo Beyruth, Denis Pacheco, Ana Elise Peanuts, Elson Barbosa, Felipe Cunha, George Schall, Guilherme Sagas, Ivy Dias, Larissa Palmieri, Lidiana de Moraes, Luciana Silveira, Mari Nóbrega, Naomi Covacs, Pablo Casado, Rodrigo Alonso, Rogério Brandão e Thiago Baraldi. Em especial quero agradecer ao Denis e à Luciana, vocês ficaram no barco que afundava, tentando remendar os buracos dele enquanto eu ficava no convés gritando loucamente atrás de uma baleia branca.

Visite os sites dos ex-colaboradores da Goma:

Dona Ana Costa – blog sobre Santos, da Ana Elise Peanuts;
Matéria Obscura – site de profundas análises de Cultura Pop do Denis Pacheco e da Luciana Silveira;
Sala Br – blog de cinema brasileiro do Guilherme Sagas, também criador do Hintee, uma rede social de recomendação de camisetas;

Se esqueci de algum depois vou completando aqui (me avisem, por favor).

Pra se manter em contato com os colaboradores dá uma olhada nessa lista que montei no Klout. Não achei o contato de todos, nem das redes sociais de todos, mas dá pra achar a galera.

Coloquei aquele link dos perfis dos colaboradores. porque uma das coisas mais legais da Goma era o feedback dos leitores. Os posts – no auge do blog – eram uma conversa muito legal e construtiva nos comentários e também ao vivo. Alguns leitores viraram colaboradores, outros amigos, todos sempre muito interessados em aprofundar os assuntos e ajudar a espelhar o conteúdo. Vocês fizeram o blog ser o que era, afinal a gente não queria fazer monólogo e sim criar diálogo. Muito obrigado mesmo por seus olhos, dedos e ouvidos.

O arquivo vai ficar todo no ar por tempo indeterminado. Então é isso. Mais uma vez obrigado a todos! Essa foi a Goma de Mascar – o blog que quando explodia fazia Pop.



This entry was posted in Admin and tagged . Bookmark the permalink.



Goma de Mascar no Facebook

  • http://www.facebook.com/jaumgodoy Jaum Godoy Rocha

    Um blog que eu gosto, terminando de uma forma muito honesta, sincera e amistosa.
    Parabéns, Hector. O goma vai deixar saudades!

  • http://www.donaanacosta.com/ elise peanuts

    foi mto bom fazer parte desse processo. sucesso com seus planos futuros. bjs